Vereador quer informações sobre fila de espera na rede municipal de saúde

por Rachel Monteiro publicado 11/12/2025 17h25, última modificação 11/12/2025 17h29
Emerson Carvalho (PP) questiona, por exemplo, quantos pacientes aguardam atualmente atendimento nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia
Vereador quer informações sobre fila de espera na rede municipal de saúde

Vereador Emerson Carvalho (PP) na reunião plenária dessa segunda-feira (8)

Os vereadores de Ponte Nova aprovaram, por unanimidade dos presentes, na reunião plenária dessa segunda-feira (8), o requerimento de informações nº 201/2025. Emerson Carvalho (PP), autor do documento, pede ao Executivo informações sobre fila de espera para atendimentos nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia na rede pública municipal.

No requerimento, Emerson questiona, entre outros, o número de pacientes que atualmente aguardam atendimento nas áreas de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia; qual o tempo médio de espera para o início do atendimento em cada uma dessas especialidades; como é realizada a ordem de prioridade para o atendimento dos pacientes; quantos profissionais de cada área estão disponíveis para realizar os atendimentos; e se há previsão de contratação de novos profissionais nessas áreas para suprir a demanda.

Durante a votação do requerimento, Emerson disse que várias pessoas têm reclamado sobre os atendimentos e pontuou: “nós recebemos aqui na nossa Comissão de Serviços Públicos a secretária de saúde e a sua equipe também, e nos falou que alguns desses exames, alguns desses procedimentos, estavam sendo feitos corretamente”.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 8 de dezembro está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: