Vereador quer detalhes sobre reforço do barramento do Parque Passa Cinco

por Mateus Pires publicado 14/10/2025 17h57, última modificação 14/10/2025 17h57
Careca Totinho (Avante) pediu que a Prefeitura informe sobre a obra, que iniciou em 2023, na lagoa do parque
Vereador quer detalhes sobre reforço do barramento do Parque Passa Cinco

Imagem de arquivo

O vereador Careca Totinho (Avante) teve aprovado, na reunião plenária de 6 de outubro, o requerimento nº 168/2025. O documento solicita à Prefeitura informações sobre a obra de reforço do barramento do Parque Natural Municipal Tancredo Neves – Passa Cinco.

No requerimento, Careca comenta que moradores do local têm dúvidas quanto à situação da obra, iniciada em outubro de 2023 e com previsão de investimento de R$ 1,8 milhão.

Por meio do documento, o parlamentar solicita à Prefeitura o envio de cópia da planta do projeto de reforço do barramento, bem como informar se há alguma etapa da obra que necessite de conclusão ou de revisão dos serviços realizados. Além disso, no caso de a obra já ter sido concluída, Careca pede que seja informada a data de encerramento dos trabalhos e a previsão para início da utilização do parque pela população.

Durante a votação do requerimento, o vereador falou a respeito da situação: “esse assunto do Passa Cinco é assunto nesta Casa há vários anos. É uma área de grande valor que a gente batalha sobre o meio ambiente, e na prática o meio ambiente fica jogado de lado, sem valor nenhum. Então, mais uma vez, venho pedir esse requerimento para vermos qual o próximo passo será tomado, qual local foi feito para diminuir a quantidade de água da represa, porque vemos ali da divisa dela, da barragem entre a primeira e a segunda, a água recuou mais de 80 metros. Qual a justificativa para poder ter baixada essa água, sendo que toda a vida ela esteve cá em cima no nível e a gente não via esse risco que eles viram dessa forma?”, questionou Careca.

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 6 de outubro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,