Vereador propõe mudar lei para viabilizar comércio na antiga rodoviária

por Mateus Pires publicado 08/03/2024 17h33, última modificação 08/03/2024 17h33
De acordo com Zé Roberto Júnior (Rede), a norma atual autoriza apenas estabelecimentos do ramo alimentício funcionarem no espaço
Vereador propõe mudar lei para viabilizar comércio na antiga rodoviária

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 04/03/2024

A situação da antiga rodoviária de Ponte Nova foi abordada pelo vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (4). Ele destacou que desde o início do mandato cobra o uso e o funcionamento do espaço, que foi revitalizado pela Prefeitura, mas que já possui problemas no telhado e na iluminação.

“Estamos aqui em 2024, dois anos depois, e as lojas ainda estão fechadas. E aí? A culpa é de quem? A culpa é dos proprietários? A culpa é da Prefeitura. Por quê? Fez uma lei que fez com que as atividades econômicas que ali possam ser colocadas fossem restringidas a atividades de cunho apenas alimentício”, explicou.

Na avaliação de Zé Roberto, já que a proposta inicial da Prefeitura não deu certo, é necessário ampliar a permissão para outros ramos do comércio funcionarem no espaço. “Alterar a lei para tirar a questão de ser exclusividade de atividade econômica alimentícia, porque aí a gente dá a oportunidade para que os proprietários dos imóveis possam colocar ali qualquer comércio, que afinal de contas a gente quer desenvolvimento econômico nessa área”.

Ele destacou que a Prefeitura não tomou nenhuma providência em relação ao descumprimento de prazos para que os comerciantes colocassem em prática as atividades no local. “Já se expiraram há muito tempo, e a Prefeitura não fez nada com isso. Então precisamos de reajustar os prazos”, disse.

Segundo o vereador, até mesmo a Prefeitura não cumpriu com os prazos para utilização do espaço. “Fala-se em dar o espaço para se fazer artesanato local, para a nossa agricultura familiar, mas até hoje cadê? Está lá fechado. Então a gente precisa de nessa reformulação da lei colocar também prazo para a Prefeitura abrir o espaço ou fazer uma cessão de uso dele. [...] Por que não fazer uma cessão de uso para um restaurante, uma choperia, um bar nessa situação? A gente também estaria colocando o que a Prefeitura pensou”, analisou.

Zé Roberto informou que o pagamento das indenizações relativas à desapropriação de alguns espaços da antiga rodoviária começou a ser feito.

Trevo do Resende

O parlamentar cobrou providências da Prefeitura em relação a um enorme buraco no Trevo do Resende, na rodovia MG-329. “Quando a gente expande o nosso Município em área urbana, cabe ao Município zelar. [...] Isso aí ó, Trevo do Resende, olha o tamanho desse buraco. E, hoje, por exemplo, tivemos acidente lá: um motoqueiro caiu nesse buraco”.

Críticas ao prefeito

Ainda na tribuna, o vereador reprovou a gestão do prefeito, Wagner Mol.

“O que a gente vê com esse governo do Wagner às vezes é que se começa muita coisa e que acaba que por algum motivo pelo meio do caminho, por primeira dificuldade que apareça, as coisas vão ficando pelo caminho e vão ficando para trás”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.