Vereador propõe mudar deságue de afluentes no Piranga para evitar inundações

por Mateus Pires publicado 14/03/2024 17h18, última modificação 14/03/2024 17h18
Zé Roberto Júnior (Rede) explicou que, no formato atual, os afluentes se chocam de forma perpendicular com o rio principal, ocasionando retenção de água e potencializando inundações no leito dos córregos
Vereador propõe mudar deságue de afluentes no Piranga para evitar inundações

Zé Roberto Júnior (Rede) durante o uso da Palavra Livre do dia 11/03/2024

Uma ideia proposta pelo vereador Zé Roberto Júnior durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (11) pode, segundo ele, amenizar as inundações que ocorrem nos afluentes do rio Piranga. O parlamentar observou que o formato perpendicular pelo qual os córregos deságuam no Rio provoca retenção de água e potencializa os alagamentos.

“O córrego ele vem em linha reta e encontra com o Rio, que tem um volume muito maior de água, uma força muito maior de água, de frente. [...] Nas épocas de chuva, quando o Rio tem mais água e mais força, o córrego com menos força, o que vai acontecer com essa água descendo? Retém. A água retorna para trás”, explicou.

O vereador propôs que o formato de deságue dos afluentes seja curvo e em direção ao curso do rio principal. “Se onde desaguar fosse em formato de U, de curva, a água pegava a direção do próprio... o rio puxava a água em vez de retornar. [...] A água não bateria de frente”, projetou.

O parlamentar ainda lembrou que a limpeza do leito dos córregos é essencial para amenizar as inundações. “A limpeza preventiva de se fazer na época da seca, aproveitar que a gente tem menos água dentro do leito, é importante que seja feita”

Pavimentação

Zé Roberto criticou a forma como obras de pavimentação são executadas no Município. “A gente tem visto, muitas vezes, obras de pavimentação que são apenas capinhas de asfalto em cima do que era antes, não há de fato a pavimentação correta, não há a compactação de forma correta”, observou.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.