Vereador propõe licitações regionalizadas para impulsionar economia local
O Requerimento nº 91/2025, que cobra da Prefeitura informações sobre a existência de estudos ou procedimentos relacionados à eventual implantação de licitações regionalizadas ou de abrangência local, foi aprovado, por unanimidade, pelos vereadores. O documento, de autoria do vereador Wellington Neim (PP), passou por votação na Reunião Plenária dessa segunda-feira (2).
“Muitas coisas que a gente faz licitação aqui, as empresas de São Paulo, Rio Grande do Sul, Natal é que ganham. Existe um projeto do Governo Federal que consegue regionalizar essas licitações. Basta a gente, através do Executivo, estar normatizando essa Lei. Então, faço esse Requerimento fazendo uma solicitação ao Executivo, que faça isso o quanto antes, para que a nossa economia realmente fique na nossa Cidade. [..] Acho que vai fomentar muito o nosso comércio, as nossas indústrias e se torna muito viável para a nossa Cidade”, justificou Neim durante a votação da matéria.
No documento, o parlamentar ainda ressalta que a adoção da medida pode contribuir para a geração de empregos e o desenvolvimento da região, além de reduzir o tempo de entrega das aquisições e facilitar a execução de eventuais manutenções.
O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da Reunião Plenária de 2 de junho está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.