Vereador pede ação coletiva dos Três Poderes diante de violência em escolas

por Mateus Pires publicado 12/04/2023 16h46, última modificação 12/04/2023 16h46
Guto Malta (PT) demonstrou preocupação com a saúde mental da sociedade diante dos recentes acontecimentos envolvendo ameaças de ataques em escolas
Vereador pede ação coletiva dos Três Poderes diante de violência em escolas

Guto Malta (PT) durante a Palavra Livre do dia 10/04/2023

Os recentes episódios de violência em escolas no Brasil e os rumores de possíveis ataques semelhantes em instituições em Ponte Nova ganharam destaque na fala do vereador Guto Malta (PT). Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (10), o parlamentar defendeu uma ação coletiva dos três poderes para trabalhar a questão.

“Eu acho que esse é um trabalho que nós todos juntos, forças de autoridades, Legislativo, Judiciário, Executivo e que além dos nossos territórios, Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Nós precisamos saber”, disse.

O parlamentar destacou que é preciso que a comunidade escolar defenda o ambiente saudável nas instituições. “Nosso papel enquanto educadores, enquanto pais é fazer que a escola seja a escola de promoção, promoção de cidadania, promoção de paz, promoção de construção coletiva, de acolhimento”.

Investigação

O vereador destacou que as forças de segurança trabalham para identificar os responsáveis por criar e espalhar rumores sobre possíveis episódios de violência. “Eu não tenho dúvidas [...] que a inteligência da polícia tanto ela Civil e Militar, juntamente com a Polícia Federal, estão atuando para identificar essas células de ódio, de rancor e que se potencializam nas redes sociais”, afirmou.

Origens

Guto refletiu sobre as origens dos casos de violência nas escolas reportados recentemente no país. “Eu não sei se isso tem também um impacto com a pandemia, se é resultado da pandemia, mas o certo é que nós estamos vivendo também um período de grande adoecimento mental de diversas pessoas. E de que forma que nós estamos enfrentando este adoecimento mental?”, propôs a reflexão.

“Será que armar, facilitar o acesso a armas foi realmente uma postura adequada? Ou nós fomentamos e potencializamos ainda mais essa sociedade extremamente violenta?”, indagou.

Recursos

O vereador anunciou a destinação de emendas parlamentares de investimento para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ponte Nova, no valor de R$ 160 mil, e para Centro de Equoterapia Animal Amigo, no valor de R$ 90 mil.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.