Vereador manifesta tristeza com caso de pai e filha desaparecidos no Rio Piranga

por Mateus Pires publicado 10/02/2022 17h40, última modificação 10/02/2022 17h40
Guto Malta (PT) alertou que é preciso desenvolver políticas públicas para cuidar das pessoas que apresentam questões de saúde mental para evitar situações semelhantes

Vereador Guto Malta durante a reunião do dia 07/02/2022 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova

O fato ocorrido no último sábado que culminou no desaparecimento de pai e filha no Rio Piranga foi lamentado pelo vereador Guto Malta (PT). Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (7), o parlamentar alertou para a necessidade de políticas públicas para evitar situações semelhantes.

“O meu coração está muito triste. O fato ocorrido no sábado à noite trouxe uma comoção coletiva muito grande e demonstra a necessidade de uma ação coordenada da estratégia de saúde da família, também combalida e esquecida, no sentido de a gente cuidar das pessoas que apresentam questões de saúde mental”, ressaltou.

Guto lembrou que a pandemia trouxe problemas diversos para a sociedade, como desigualdade, tristeza e depressão. Ele se solidarizou com as famílias envolvidas no caso e chamou a atenção para a forma como a cultura popular lida com os sinais do suicídio.

“Nós não podemos brincar com a questão do suicídio, quem fala que vai suicidar, suicida. Nós temos aquela cultura de achar que o cachorro que late não morde. Mentira! Quem fala que vai suicidar, suicida. Quais são as estratégias que nós temos para acolher essa pessoa?”, indagou.

Problemas estruturais do município

O vereador também abordou sobre os problemas estruturais do município. Ele cobrou uma ação da Prefeitura na resolução das questões.

“Infelizmente, a questão estrutural da cidade é muito complexa, muito difícil e não está tendo resposta a altura que nós merecemos. Esta é a grande verdade. Sempre uma justificativa: ou é a chuva, ou é a falta de máquina, ou é a falta de licitação, ou são as empreiteiras que são contratadas que não têm competência. Mas, chegou a hora da gente ter uma postura mais altiva e ativa”, afirmou.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.