Vereador Leo Moreira reivindica recursos para Plano de Redução de Risco ao Ministro da Integração Nacional

por Imprensa — publicado 28/03/2018 16h45, última modificação 02/09/2020 15h00
Demandas para saúde, esporte, segurança e obras também foram apresentadas em plenário

O vereador Leo Moreira (PSB) comentou na Palavra Livre de 26 de março, o encontro com o Ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, no dia 22, em Belo Horizonte, em atendimento a convite do deputado federal Marcelo Aro (PHS). Na ocasião, foram reivindicados recursos para efetivação do Plano de Redução de Risco que está em fase de elaboração pela Prefeitura de Ponte Nova. “Esse Plano é um instrumento muito importante e que vai colocar Ponte Nova entre os poucos municípios do país que contam com esta ferramenta para gestão dessa crise”, explicou Leo.

Leo Moreira também abordou a possibilidade de formulação de um plano ou programa de desenvolvimento regional para a Zona da Mata Norte. Também estiveram presentes prefeitos e vereadores de várias cidades de Minas.
Saúde
A reabertura e apresentação das novas estruturas da sala de aplicação de quimioterápicos do Instituto de Oncologia Miguel Bartolomeu, no Hospital Nossa Senhora das Dores, também foi abordado pelo vereador Leo, assim como a situação do Plano Mercoplan que, segundo informações deve ao Hospital quase R$3 milhões e, por isso, os atendimentos foram suspensos.
Também requereu à empresa São Jorge Auto Bus que estude a possibilidade de criar um itinerário até a UBS Santo Antônio que, recentemente, mudou para a rua Mário Campante Brandão, no Vale do Ipê, que vai trazer mais segurança aos usuários.
Esporte
Presente na Copa Verão que acontece no campinho da Mina, no bairro de Fátima, Leo cobrou melhorias na área e a Academia ao Ar Livre, cuja instalação estava prevista para este mês. Os equipamentos estão guardados no pátio da Prefeitura desde agosto do ano passado. Leo comentou que na semana passada foi encaminhado um projeto ao Governo de Minas solicitando para que a área seja contemplada com o programa Campos de Luz, porém há necessidade de construir o alambrado.
Ainda parabenizou a realização da I Copa Santa Helena, apoiada pelo vereador José Osório (AVANTE), e pediu policiamento durante as partidas como medida de segurança.
Obras
Leo Moreira cobrou ações quanto ao trecho da BR 120 (Ponte Nova/ Viçosa), especialmente, nos trechos de acesso ao bairro Cidade Nova e região, ao Dioguinho e entrada do Massangano. Em dezembro passado, foi feita vistoria nestes locais e, segundo informações, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER/MG) aguarda disponibilidade financeira para fazer as intervenções. Os moradores reivindicam mais segurança nos trechos citados. Neste mês, o deputado federal Marcelo Aro (PHS), por meio de ofício, cobrou do DER a efetivação das medidas que foram anunciadas.
O vereador ainda comentou que o DER/MG iniciou a intervenção de reparo na MG 329, (área anexa à ponte que liga a rodovia à Av. Mário Martins de Freitas, no Trevo de Ana Florência. O afundamento da via e um buraco foram formados nas chuvas de dezembro do ano passado.
Homenagens
Os Projetos de Lei (PLs) denominando ruas do Loteamento Alto Guarapiranga que homenageiam as personalidades de Ponte Nova: Milton da Cruz Mosqueira, Laene Teixeira Mucci, Itamar Neves Duarte, Sérgio Luiz da Silva Fazolato e José Mafra Junior também foram comentados por Leo.
As propostas foram alinhadas com o empresário do loteamento Emílio Mosqueira para que as ruas recebessem nomes de pessoas que contribuíram com o esporte, a cultura, o empreendedorismo e a música em prol de Ponte Nova.
Estrada
Outra demanda apresentada por Leo Moreira foi para intervenção na estrada do Resende onde nas últimas chuvas, houve um assoreamento e o curso d´agua está transbordando a calha do córrego. A situação tem impedido a passagem dos moradores e o acesso ao transporte escolar. O local pertence a uma Área de Preservação Permanente (APP) sendo necessária autorização legal para intervenção em caráter emergencial.
Leo ressaltou que o engenheiro ambiental, Pedro Henrique Miranda, entregou ao Executivo a documentação a ser protocolada na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) para resolver o problema.