Vereador Leo Moreira recebe resposta sobre transporte escolar municipal

por Imprensa — publicado 13/06/2019 15h35, última modificação 29/09/2020 16h22
Destacou ainda a aquisição de máquinas de hemodiálise para o HNSD, elevadores no Cisamapi e eventos realizados no Município

A resposta do Executivo sobre a documentação do serviço de transporte escolar municipal foi um dos assuntos comentados pelo vereador Leo Moreira (PSB), na Palavra Livre da reunião de 10 de junho. Ele havia solicitado a relação de veículos próprios utilizados no serviço de transporte escolar da rede municipal, inclusive, os terceirizados; cópia dos discos de tacógrafos de três dias consecutivos dos meses de fevereiro, março e abril/2019 de todos os veículos utilizados para transporte escolar e documentos que comprovassem a realização de vistoria destes veículos por parte do órgão responsável, conforme resolução do Contran.

Quanto à manutenção de veículos, especificamente tacógrafos, o Executivo informou que está com um cronograma ativo, em média dois a três carros são enviados por vez para manutenção. O processo teve início, recentemente, pois não havia licitação vigente para manutenção por um período de aproximadamente cinco meses.
A resposta frisa que portaria do Detran/MG de 21 de janeiro, determina o prazo para adequação dos veículos até 01/07/2019, período em que já terá concluído todos os serviços necessários. Também salienta que a agilização da manutenção fica mais difícil no período letivo, pois impossibilita a paralisação de muitos veículos ao mesmo tempo.
Máquinas de hemodiálise
O vereador Leo Moreira comentou sobre a entrega de cinco máquinas de hemodiálise para o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), no dia 7 de junho. A aquisição das máquinas foi realizada com parte dos recursos devolvidos pela Câmara ao Executivo, no ano de 2018. A inciativa foi apoiada por todos os vereadores.
A aquisição das máquinas vai impactar diretamente na melhoria da qualidade de vida dos renais crônicos, especialmente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, o vereador Leo Moreira lamentou o fato de a Casa Legislativa não ter recebido convite formal nem do Hospital e nem da Prefeitura.
Senai
O evento Grand Pix Senai de Inovação, realizado no dia 6 de junho, também foi abordado pelo vereador Leo Moreira. Na ocasião, alunos do Senai apresentaram projetos de inovação com o objetivo de melhorar a vida da comunidade. O Senai Ponte Nova é uma importante instituição de desenvolvimento da indústria da forma como capacita os jovens para o mercado de trabalho.
Cisamapi
Leo Moreira salientou sua participação com os vereadores Sérgio Ferrugem (PRB) e Hermano (PT) na inauguração dos dois elevadores na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piranga (Cisamapi). Diariamente, cerca de 200 pessoas, de Ponte Nova e região, são atendidas para diversos procedimentos de média complexidade.
Devido ao fluxo, os três vereadores apresentaram indicação a Secretária Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) e à empresa São Jorge Auto Bus para que estudem a possibilidade de ofertar linhas e horários de ônibus para atender os usuários do Cisamapi, assim como os do Terminal Rodoviário e da Justiça do Trabalho.
Campinho da Mina
O processo licitatório para revitalização em torno do Campinho do Mina, no bairro de Fátima, também foi destaque. O mesmo será realizado no próximo dia 18. A demanda foi apresentada por vários vereadores já que, desde agosto de 2017, é aguardada a instalação da Academia ao Ar Livre, conquistada pelo vereador Leo Moreira junto ao deputado estadual Thiago Cota (MDB), assim como a iluminação, dentro do Programa “Campos de Luz” da Cemig.
Ponte Nova + Verde
O vereador Leo Moreira teceu elogios ao programa Ponte Nova + Verde, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). No sábado (8), na Praça de Palmeiras, houve intervenção em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Leo destacou a Lei, de sua autoria, que determina que novos loteamentos disponham de plano de arborização e suas constantes reivindicações à Prefeitura para a execução de leis que determinem o plantio de árvores.
Caminhada pela História de Ponte Nova
Outro assunto foi a realização, no dia 9, da 1ª edição do “Caminhando pela História de Ponte Nova”, realizado pelo grupo de caminhada “Um pé atrás do outro”, do jornalista Alfredo Padovani e do escritor Gilson José. O percurso, que teve início no Centro Histórico de Ponte Nova, foi uma verdadeira aula sobre a história da cidade, como ressaltou o vereador.