Vereador Leo Moreira apresenta respostas de Indicações

por Imprensa — publicado 15/07/2020 18h15, última modificação 15/07/2020 18h15
O parlamentar falou sobre a situação da Rua Francisco Abrantes Fortuna, mototáxi, convênios do município e recursos para reparar danos das chuvas

O vereador Leo Moreira (Republicanos) aproveitou a participação na Palavra Livre da reunião extraordinária por videoconferência dessa segunda-feira (13) para comentar as respostas do Poder Executivo sobre as Indicações Protocoladas dele. Ele falou primeiro sobre os constantes vazamentos na Rua Francisco Abrantes Fortuna.

“A Prefeitura tem atuado de forma rápida, com pequenas reparos, mas a drenagem da via é antiga. A Prefeitura reconhece isso. Tem sido frequente problemas de afundamento da pista, vazamento de esgoto, ou mesmo alterações que precisam ser feitas na rede de água”, falou.

Água O vereador também abordou sobre as condições da água tratada que tem chegado aos moradores da parte alta do bairro Santo Antônio. “A gente não sabe se é suco de limão galego ou se é água tratada, infelizmente”, observou. “A Prefeitura planeja ainda a longo prazo realizar essa intervenção, mas nós consideramos como emergencial”, frisou.

Leo Moreira apresentou as informações recebidas do Executivo sobre a regulamentação do serviço de mototáxi. “A Prefeitura informa que planeja realizar essa regulamentação até o final de 2021, portanto o Projeto de Lei continua em análise na assessoria jurídica da Prefeitura e não tem previsão de enviar à Casa para análise do Legislativo e consequente aprovação. Mas eu lamento que isso não seja votado este ano. Considero que a regulamentação é extremamente essencial e benéfica para todos os atores envolvidos nessa modalidade de transporte”, avaliou.

O parlamentar compartilhou também as informações recebidas sobre a Indicação Protocolada feita em conjunto com o vereador Hermano (PT) e que  que tratou sobre convênios do município. “O Céu das Artes, obra iniciada na gestão anterior, ainda paralisada, a Prefeitura está aguardando que a Caixa Econômica Federal faça a análise de documentação para aquisição de materiais e equipagem. Somente após a análise da Caixa Econômica Federal que poderá ser feita a licitação para finalizar essa obra”, informou.

Sobre a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), a informação é que a finalidade foi transferida para a policlínica. Já em relação a Academia da Saúde da Rasa, “o município informa que a obra já foi finalizada, estando em fase de aceite final pelo Ministério da Saúde para posterior funcionamento”.

Leo Moreira falou também sobre os recursos recebidos pelo município a partir do Governo Federal para reparos de danos causados por chuvas, desde o ano de 2017. “No ano de 2017, o município recebeu R$ 239 mil para a construção de bueiro celular de concreto em Ana Florência e bueiro tubular metálico em Lagoa Seca. Também em 2017 houve um recurso de restabelecimento para acesso às comunidades de Vale Azul e Lagoa Seca, no valor de R$ 35 mil. E, por último agora, o município recebeu um montante de R$ 1.196.817,29 para diversas melhorias, entre elas a recuperação de trechos da Avenida Custódio Silva”.

Antes de encerrar, o parlamentar falou ainda das Indicações que ele apresentou na sessão, como a que trata de um barranco com risco de deslizamento no bairro Santo Antônio, próximo a Volta da Banana. Além disso, fez o pedido para que profissionais de saúde e demais profissionais que estão na linha de frente sejam dispensados do rodízio de CPF.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Leo Moreira na Palavra Livre está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.