Vereador Hermano aguarda posicionamento do Complexo Penitenciário sobre reclamações

por Imprensa — publicado 01/07/2020 18h19, última modificação 01/07/2020 18h19
O vereador, que é presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, disse que recebeu denúncias de familiares de detentos sobre situações inadequadas na unidade

O vereador Hermano (PT) iniciou a participação na Palavra Livre dessa segunda-feira (29) repudiando a ação contra os fiscais da Prefeitura ocorrida na semana passada. Após atenderem uma ocorrência de descumprimento das medidas preventivas à Covid-19, os funcionários perceberam que o veículo usado pela equipe estava com os pneus esvaziados.

“Vejo isso com muita preocupação. [...] Isso é para nos resguardar, e já que eu tenho feito a cobrança, quando a gente vê a atuação do poder público, os agentes, os servidores públicos, eles têm que ser respeitados na atuação deles. [...] Deixo aqui o meu repúdio a essa situação”, disse o vereador.

Hermano usou o a Palavra Livre para expor que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida por ele, está apurando reclamações de familiares de detentos do Complexo Penitenciário de Ponte Nova. O vereador informou que no último dia 9 foi enviada à unidade um documento da Comissão cobrando providências e apresentando questionamentos.

“Nós fizemos questionamentos em relação às denúncias que as famílias nos apresentaram relacionadas a supostos maus-tratos, relatam situação de um quartinho lá onde, talvez, pessoas que estão cumprindo lá a sua prisão ficam por dia, às vezes, em situações precárias. Familiares também nos relataram e reclamaram em relação aos ditos jumbos, que são aqueles pertences, às vezes material higiênico ou algum tipo de alimentação que as famílias podem fazer com que os entes queridos tenham acesso. O relato que nós temos é que quando esses jumbos às vezes chegam [...] na hora da vistoria [...] esses biscoitos ou o que for são danificados pelos agentes”, disse.

O parlamentar falou que aguarda da direção do complexo as respostas sobre as situações descritas, inclusive sobre transferências de mulheres para outro presídio. Hermano lembrou o papel limitado do vereador diante dessa situação, que não delibera ou executa medidas.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Hermano na Palavra Livre está disponível no Facebook e YouTube da Câmara de Ponte Nova.