Vereador Guto Malta quer que Prefeitura use R$ 50 mil em procedimentos de Saúde

por Imprensa — publicado 06/05/2021 18h41, última modificação 06/05/2021 18h41
O vereador conseguiu o recurso por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Marquinho Lemos. Ele sugeriu que o valor seja empregado no custeio de exames e cirurgias

O vereador Guto Malta (PT) participou da Palavra Livre da reunião plenária virtual dessa segunda-feira (3). Ele agradeceu ao deputado estadual Marquinho Lemos e aos assessores pela destinação de R$ 50 mil para a área da saúde de Ponte Nova.

“Que a Prefeitura, de maneira muito especial a Ariadne Salomão, nossa secretária de Saúde, se possível, que esses R$ 50 mil sejam convertidos em procedimentos. Exemplo: catarata, nós temos aí uma fila de pessoas aguardando as cirurgias de cataratas. Nós temos uma fila de pessoas aguardando exames específicos”, observou.

Guto destacou que a população de pessoas em situação de rua está crescendo, sendo necessária a abordagem urgente por parte do poder público. “É uma ação conjunta, transversal, entre Saúde e Assistência Social. Porque se a gente não cuidar, não acolher, as coisas vão, a cada dia, piorar”, analisou.

O parlamentar também disse que recebeu reclamações de moradores sobre os motociclistas que andam em alta velocidade e utilizam dispositivos que aumentam os ruídos do escapamento. Ele pediu ao DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) a fiscalização da situação e também o desenvolvimento de uma campanha educativa sobre os assuntos.

Outro pedido ao Poder Executivo foi a necessidade de apoio para desassorear um trecho do ribeirão Vau-Açu, que tem prejudicado a captação de água pela fábrica de papel. Para o vereador, a prefeitura precisa agir, também, para garantir os 137 empregos diretos e cerca de 500 indiretos gerados pela empresa, de acordo com Guto. Ele adiantou que a companhia já manifestou favorável à reforma da passarela até a Vila Oliveira.

Diante das incertezas econômicas provocadas pela pandemia, o vereador lembrou que é preciso suspender os prazos de concessão de áreas a empresas no município. “Se tem um prazo para que você faça um investimento, e diante da pandemia, que fez com que as pessoas repensassem, paralisassem, em muitas vezes, as suas atividades econômicas, é claro e evidente que nós temos que ter essa sensibilidade em suspender esses prazos estabelecidos naquelas concessões daqueles terrenos”, defendeu.

Ele disse que fez Indicações ao Poder Executivo pedindo intervenções urbanísticas na avenida Francisco Pena, em Anna Florência. O vereador pediu uma faixa de pedestres para o cruzamento entre a avenida Doutor Otávio Soares e rua Assad Zaidan, em frente a um supermercado.

Guto chamou a atenção para as filas da Caixa Econômica. “Aglomeração, não tem um banheiro, não tem uma água, não tem um fiscal”, observou.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.