Vereador Guto Malta propõe criação de acervo discográfico de Ponte Nova

por Imprensa — publicado 17/05/2021 16h44, última modificação 17/05/2021 16h44
Durante a Palavra Livre da reunião da última segunda-feira (10), o parlamentar também criticou a grande espera pela sanção de um Projeto de Lei, defendeu a aprovação do Piso Salarial da Enfermagem e sugeriu uma Consulta Pública

O vereador Guto Malta (PT) elogiou o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB) pela entrevista concedida a um jornal da cidade. O comentário foi feito durante a Palavra Livre da reunião plenária virtual da última segunda-feira (10). “Vossa excelência tem demonstrado um imenso respeito e tem trabalhado com afinco para que nós possamos transformar nossa Casa Legislativa numa casa atuante e independente”, disse.

Guto Malta defendeu a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, em tramitação no Senado Federal, que trata do Piso Salarial da Enfermagem e da regulamentação da jornada.

“Nós precisamos ter uma atitude concreta. E aí a Câmara, senhor presidente, com a anuência dos demais colegas, nós poderíamos fazer uma carta encaminhada ao Senado, à Câmara dos Deputados, ou até mesmo àqueles deputados federais que são votados aqui na nossa região, que têm uma participação ativa aqui na nossa região, pedindo a eles que se comprometam com relação a esse PL”, sugeriu.

O parlamentar anunciou que, por meio do deputado federal Padre João, R$ 100 mil devem ser liberados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PA da Conab). Ele aproveitou para agradecer ao deputado pelas emendas parlamentares liberadas no ano passado para o município.

Guto solicitou a instalação de lixeiras no trecho entre o Espaço de Eventos Babilônia e o trevo da Rasa. Sobre o Projeto Mãos Dadas, do governo estadual, o parlamentar se disse preocupado em relação à proposta e ao formato que ele tem sido apresentado.

Ele também criticou a grande espera pela sanção do Projeto de Lei 3/2021, que prorroga o pagamento de tributos municipais e concede demais benefícios fiscais. “Foi um projeto construído, foi um projeto debatido, ninguém impôs nada, foi construído da maneira mais democrática possível, e hoje as pessoas ficaram absolutamente perdidas com relação a isso. Absolutamente perdidas. O comércio não está pedindo favor, e nem as pessoas. [...] Para atender a população, para atender a comunidade tem que ter a vontade política, tem que ter é compromisso”.

O vereador propôs a realização de uma Consulta Pública sobre a Lei Municipal 3.036/2007, que dispõe sobre a apresentação de artistas locais em espetáculos musicais realizados em espaços públicos. “Que nós façamos uma Consulta Pública para aprimorar essa legislação. Ela é de 2007, nós estamos em 2021, para a gente fazer um aprimoramento, para a gente poder ouvir a classe artística, que tem passado por um sufoco muito grande”, justificou.

Por fim, Guto também sugeriu que a Câmara desenvolva parcerias para pesquisar e catalogar a discografia dos músicos pontenovenses. “Seria uma forma de contribuir para a preservação da história da nossa cidade, resgatando a memória dos artistas e das artes em nossa cidade que possui tantos músicos de qualidade em várias áreas de atuação”, ressaltou.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.