Vereador Guto Malta cobra agilidade no pagamento de insalubridade aos servidores da Saúde

por Imprensa — publicado 06/04/2021 17h39, última modificação 06/04/2021 17h39
O vereador também disse que o Governo Federal precisa apresentar políticas públicas para socorrer empresários e proteger a saúde dos trabalhadores

O vereador Guto Malta (PT) solicitou, durante a participação na Palavra Livre da reunião plenária virtual dessa segunda-feira (5), prioridade para a Secretaria Municipal de Saúde na elaboração do Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. Segundo o vereador, o documento embasa o pagamento do adicional de insalubridade aos servidores.

“Já que nós estamos preocupados, e é legítima essa preocupação da gente poder melhorar essa remuneração através do adicional de insalubridade, que se faça isso o mais rápido possível e que se preste informações, porque os servidores e servidoras não têm acesso a essas informações: [...] o que já foi feito, o que vai ser feito, de que forma que vai ser, se ele vai ter direito a impugnar”, disse.

Sobre a disponibilização das cestas básicas pela Secretaria Municipal de Educação, o parlamentar sugeriu uma mudança no esquema. Segundo ele, atualmente os beneficiários vão até a escola, pegam uma autorização e recolhem os produtos em um supermercado da cidade.

“Acaba que nós estamos numa incoerência danada, porque nós estamos fazendo com que as pessoas circulem. Será que não tem como, através de tecnologia, através de aplicativo, através de outro sistema de controle, evitar com que a família fosse lá na escola? Será que não tem jeito de fazer uma entrega na família?”, indagou

Guto Malta também defendeu a vacinação da população contra a Covid-19 e cobrou políticas econômicas do Governo Federal. “Nós temos que ter uma ajuda do Governo Federal, isso tem que vir do poder central, uma ajuda com impacto para poder dar sobrevida ao empresário e também proteger a vida do trabalhador”, frisou.

O vídeo na íntegra da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.