Vereador faz grave denúncia sobre validade dos testes de Covid do Município

por Rachel Monteiro publicado 29/02/2024 18h10, última modificação 01/03/2024 17h20
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) relatou que os testes venceram em agosto do ano passado
Vereador faz grave denúncia sobre validade dos testes de Covid do Município

Vereador Dr. Wellerson (PSB) durante o uso da Palavra Livre dessa segunda-feira (26)

“É uma falta de respeito”. Essas foram as palavras que resumiram a grave denúncia sobre a validade de testes de Covid feita pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (26). Ele ressaltou que os testes utilizados durante seu plantão no último final de semana no Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu) estavam vencidos desde agosto de 2023.

“Pegaram eles vencidos, misturaram com os atuais para você usar. É inadmissível você aceitar um negócio desse. [...] É falta de gestão, secretária, é falta de respeito. Não só com a população, comigo profissional, com toda a equipe de saúde, com todos nós”.

O vereador pontuou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a utilização de testes de Covid além da data de vencimento; contudo, com validade de segurança de, no máximo, 4 meses. “Então venceu. Até dezembro. Nós estamos quase em março”.

Dr. Wellerson relatou ainda que estranhou o fato de não haver testes disponíveis no Sammdu durante a semana, mas aparecerem justamente no final de semana no qual ele daria os plantões. “Eu fui questionar a funcionária, falei assim: tem muito teste de Covid? Não, doutor, não tinha, não. Mas chegaram aqui ontem no final da tarde”.

Numeração dos lotes

Indignado com a situação, Dr. Wellerson relatou que, ainda durante seu plantão, observou uma incoerência relacionada à numeração dos lotes. “Gravíssimo. O teste tem uma numeração de lote. [...] BR 0042 aqui, na embalagem dele é outro. Como é que você me explica isso? Gente, nós estamos brincando de saúde, hein?”.

Leitos no Sammdu

O vereador reclamou sobre o número de leitos disponíveis para atender os pacientes no Sammdu.

“Os leitos são muito pequenos. Nós temos lá 5 leitos só para atender os dois PSFs e o Sammdu, sendo que tem uma Portaria do Ministério da Saúde onde tem que ter leitos para hidratação venosa dos pacientes. [...] Eu gostaria de mais respeito ao nosso povo pontenovense”.

Cascalhamento

O parlamentar solicitou que seja feito o cascalhamento da rua José Carlos Linhares Martino, que interliga o Corpo de Bombeiros Militar à Rodovia MG-262.

“Eu gostaria de pedir ao órgão responsável. [...] O caminhão do Corpo de Bombeiro está agarrando na saída e, muitas vezes, em questão de minutos, vão salvar vidas”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.