Vereador expõe transtornos por falta de drenagem e expansão da Cidade

por Mateus Pires publicado 06/03/2024 17h34, última modificação 06/03/2024 17h34
Guto Malta (PT) alegou que os problemas gerados por forte enxurrada são por conta da falta de rede de drenagem nos bairros Estrela da Mata, Paraíso e Vila Lana
Vereador expõe transtornos por falta de drenagem e expansão da Cidade

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 04/03/2024 e o registro de enxurrada na avenida Mário Martins de Freitas

Os problemas provocados por forte enxurrada nos arreadores da avenida Mário Martins de Freitas, durante as últimas chuvas, foram abordados pelo vereador Guto Malta, na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (4). Ele mostrou imagens da situação e avaliou que os transtornos se devem à falta de drenagem pluvial nos bairros Estrela da Mata, Paraíso e Vila Lana.

“Nós temos um volume de água. [...] A pessoa, se colocar uma boia, não precisa de transporte, não. Ela desce de boia, ela chega lá na porta do hospital de boia. [...] Evidentemente que isso tem uma ação humana, a gente está impermeabilizando o solo, a gente tem permitido construções irregulares, então a natureza cobra o seu preço”, ponderou.

Estrela da Mata

Guto avaliou que a aprovação para a construção do bairro Estrela da Mata deveria ter exigido medidas que evitassem os problemas de drenagem. “Era para ter aprovado o Estrela da Mata com a condicionante de resolução dessa drenagem de água. [...] Faz a rede de esgoto, canaliza o córrego, faz o tratamento do esgoto e resolva a questão da drenagem. Agora, o que que nós vamos fazer? Perdemos! Passou o tempo”.

O parlamentar questionou sobre a contrapartida do bairro Estrela da Mata para o Município, já que, segundo o vereador, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais não aprovou a área da localidade que seria doada para a construção do novo Fórum de Ponte Nova.

“Se o imóvel institucional não serve para construir, qual que é a contrapartida do Estrela da Mata? Porque aquilo não serve como imóvel institucional, não vai construir o Tribunal por conta da questão do piso, não é isso? Isso! E aí? Qual a compensação por conta disso? Ou nós vamos ficar com área institucional que não serve para nada, um brejo?”, indagou.

Dengue

Guto exibiu um vídeo em que mostra a laje da Rodoviária Velha com água empoçada. Ele alertou quanto ao perigo da dengue e lembrou que, em imóvel particular, os agentes de endemias podem adentrar para executar ações de combate à doença.

“Dependendo da situação, a lei permite que o pessoal do combate à dengue possa entrar na casa, independente de autorização judicial. A situação é de saúde pública gravíssima”.

Capacitação

O vereador informou sobre a capacitação de profissionais da saúde dos municípios da Macrorregião Leste Sul que ocorrerá nos dias 25 e 26 de março, no Esporte Clube Palmeirense, em relação aos planos de contingência e manejo clínico das arboviroses.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.