Vereador esclarece causa do barro que atingiu ruas do bairro Rosário

por Rachel Monteiro publicado 27/03/2024 18h30, última modificação 27/03/2024 18h44
Zé Roberto Júnior (Rede) mostrou imagens para comprovar que as condições em que ficaram vias do bairro não tem relação com a obra de desobstrução de canaleta no alto do morro próximo à antena de TV
Vereador esclarece causa do barro que atingiu ruas do bairro Rosário

Vereador Zé Roberto Júnior (Rede) na Palavra Livre da Reunião do dia 27/03/2024

O vereador Zé Roberto Júnior usou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (25), para esclarecer que a causa da situação em que ficaram as ruas Bonifácio Guimarães Sobrinho e Vigário João Paulo é resultante das recentes chuvas e não tem relação com a obra de desobstrução de canaletas realizada no Morro da Suíça, próximo à antena de TV.

O vereador mostrou imagens de satélite para comprovar o fato.

“Ali é uma bacia muito grande. Desce muita água. [...] Nós estamos falando de verdadeiros rios inundando ali, tanto o campo do Primeiro de Maio e depois as ruas subsequentes, invadindo casas por conta disso. [...] Não tem nada a ver com a situação das outras ruas que falaram, que [...] a obra em si provocou problemas na outra rua. [...] Veja que a bacia comporta para descer. [...] Ela desce à direita. Ali ela contorna por cima do campo e desce lá no Ranca Rabo”.

Ele explicou que a obra foi para fazer a desobstrução de uma canaleta de drenagem para conter a água e evitar que o excesso descesse o morro.

“A gente teve o apoio da Prefeitura, através do Desenvolvimento Rural, através do secretário Zé Osório, que auxiliou com o empréstimo da máquina. [...] O que que foi feito de obra, foi isso aí ó, a canaleta começa ali, então como que essa água aqui estaria jogando lá na rua Bonifácio Guimarães? Não faz sentido. A água não desce para o lado de lá. E aí a água foi conduzida aqui por cima para chegar até a canaleta que eu estou falando”.

Contudo, Zé Roberto ressaltou que a obra sozinha não resolve o problema de excesso da água das chuvas que atingem as ruas.

“É uma primeira etapa do Projeto da Prefeitura que a gente está trabalhando junto com eles. Primeira etapa que eu chamo de uma etapa fácil, limpeza de calha. [...] Veja o tamanho desse Vale. Ele é muito grande. Tem outras ações para serem tomadas. Uma delas, se possível for, apesar da gente estar falando aqui de um imóvel particular, é reflorestar”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.