Vereador diz que obra do Sammdu não tem projeto estrutural e deve encarecer

por Mateus Pires publicado 01/12/2023 17h55, última modificação 01/12/2023 17h55
Preocupado com a situação, Dr. Wellerson Mayrink (PSB) relatou que apenas depois da Câmara debater sobre a obra é que se descobriu a necessidade de se construir 39 colunas no prédio, que tem mais de 30 anos
Vereador diz que obra do Sammdu não tem projeto estrutural e deve encarecer

Vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre dessa terça-feira (28)

A obra de reforma do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu) voltou a ser abordada pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink. Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa terça-feira (28), o parlamentar expôs diversos problemas do serviço, como a falta de planejamento.

“Não tem projeto, não tem planejamento, não tem estrutura. Aí eu me pergunto: estão brincando né, gente? É dinheiro público. [...] Eu peço ainda ao Ministério Público e ao Conselho Regional de Engenharia que fiscalizem isso aí”, solicitou.

O parlamentar destacou que somente após debate na Câmara com responsáveis pela obra é que medidas foram tomadas, como reforço da estrutura atual para a instalação de um elevador na unidade, que deve receber um segundo andar e uma lavanderia.

“A primeira pergunta que nós fizemos: cadê o projeto e o plano de trabalho do Sammdu? Não tinham. [...] Você tem o plano B? Não tinha. [...] Nós questionamos, questionamos, questionamos, e o próprio engenheiro falou que não tinha, Guto, parecer, porque o prédio tinha mais de 30 anos, ele não sabia se o prédio ia sustentar ou não o elevador”, revelou.

Entre as providências tomadas, segundo Dr. Wellerson, está a construção de colunas, que darão sustentação ao segundo andar que ainda será construído. “39 colunas estão fazendo no Sammdu, se não o elevador vai cair, vai cair tudo. Gente, precisava trazer o pessoal aqui da Prefeitura para discutir projeto arquitetônico, plano de segurança disso aí?”, questionou.

Dr. Wellerson avisou que, diante da falta de planejamento, é provável que a obra fique mais cara do que o orçado para o serviço. “Daqui a pouco vai vir para esta Casa um aditivo da obra adicional. Se você não colocar no seu plano de trabalho, a empresa, você não vai receber isso, não. Porque, particularmente, não tinha o projeto.  E agora vocês estão aumentando 39 colunas”, observou.

Por fim, o vereador avaliou que a reforma do Sammdu reflete as condições de demais obras da Prefeitura. “Nós já acostumamos já né, de obras que começam e não terminam, de obras incompletas, de obras só Deus-dará. [...] Não existe uma obra, uma obra do Executivo que funcionasse. Desculpa, mas eu tenho que falar. Não tem uma obra”, concluiu.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.