Vereador destaca importância das denúncias e pedidos feitos pela Câmara

por Divisão de Comunicação* — publicado 20/04/2022 17h26, última modificação 20/04/2022 17h26
Na Palavra Livre, Guto Malta (PT) abordou sobre diferentes situações que precisam da intervenção da Câmara Municipal para cobrar ações do Executivo
Vereador destaca importância das denúncias e pedidos feitos pela Câmara

Guto Malta (PT) ao fazer o uso da Palavra Livre do dia 18/04/2022 | Imagem: Ronaldo Fernandes/Câmara de Ponte Nova

O vereador Guto Malta (PT) fez uso da Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (18) para reforçar a importância do papel fiscalizador dos parlamentares. Ele citou situações para demostrar a importância dessa função, como a denúncia feita por ele e pelo colega Juquinha Santiago (AVANTE) sobre as obras do muro de gabião na rua Coronel Emílio Martins.

Segundo os parlamentares, as obras estavam ocorrendo sem o agente fiscalizador e o técnico da prefeitura. “Eu ainda não vi um relatório fiscalizatório de engenheiros e engenheiras da prefeitura. Não sei se terceirizar pra não ter fiscalização, se é bom ou se é ruim”, ponderou.

O parlamentar falou ainda sobre a Viação São Jorge Auto Bus e a necessidade da população ser ouvida. “Não adianta a gente ouvir prefeitura, não adianta a gente ouvir DEMUTRAN e não adianta a gente ouvir São Jorge, porque o principal atingido, a pessoa que mais precisa do serviço público, do transporte público não está sendo ouvida, que é o passageiro, o usuário do serviço público”. Guto salientou a necessidade de levar a população à casa legislativa por meio de uma audiência pública.

O Requerimento nº 93/2022 também foi pauta da fala do vereador, que explicou os motivos do pedido. No documento, ele solicita informações sobre os dias e horários do serviço do caminhão de coleta de lixo na cidade com a finalidade de garantir mais eficiência no descarte de resíduos pelos moradores. “A gente queria que só apenas reforçasse esse compromisso com o horário até porque pra gente evitar o descarte 24 horas do lixo que a cidade fica muito suja”, disse.

O vereador falou ainda sobre a Indicação nº 200/2022, que solicita ao Executivo a desobstrução da rua São José, no Vau-Açu. “Vai lá, com uma hora de máquina, com duas horas de máquina no máximo, vai lá e tira essa terra para que as pessoas possam sair. Se alguém passar mal lá, morre, porque a ambulância não entra nem sai”. Além disso, Guto Malta pediu uma solução para o problema de esgoto jogado no córrego nesta região.

Guto agradeceu ao Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) por resolver as questões que foram pedidas na rua Xingu, no bairro São Pedro, que sofria com a falta de abastecimento de água.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Nara Rozado sob a supervisão da Divisão de Comunicação