Vereador desaprova gestão e critica falta de transparência da Prefeitura

por Divisão de Comunicação* — publicado 05/10/2023 13h09, última modificação 05/10/2023 13h09
Wagner Gomides (PV) salientou a importância de transparência, dos servidores públicos, da educação ambiental e do trânsito para o desenvolvimento do Município
Vereador desaprova gestão e critica falta de transparência da Prefeitura

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 02/10/2023

Na Reunião Plenária dessa segunda-feira (2), o vereador Wagner Gomides criticou a falta de gestão do Executivo para sanar as demandas do Município. Durante manifestação na Palavra Livre, ele também desaprovou a ausência de transparência quanto às informações públicas por parte da Prefeitura.

“Está faltando gestão. [...] A mesma falta de transparência que tem com o líder de governo é a que tem com toda Câmara e com toda nossa população. [...] Se não há transparência, se não há diálogo, se não há o respeito, principalmente ao servidor que está lá, que é quem dá o peito na frente do prefeito, como é que a gente vai conseguir chegar lá?”, indagou o vereador.

Plano de Carreira da Educação

Quanto ao Plano de Carreira dos servidores da educação, Wagner também demonstrou insatisfação com a falta de transparência dos trâmites.

“Se fala muito do Plano de Carreira. Mas não mostra de fato o que está acontecendo. Por que que isso não chega aqui? Nas reuniões, quando a gente discutiu o rateio do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação], era a mesma coisa: não tem dinheiro, não tem dinheiro. E nós provamos que tinha dinheiro, e a educação recebeu”.

Praça de Palmeiras

O vereador criticou a forma como a população tem usado a praça de Palmeiras. “As pessoas andam de bicicleta deliberadamente na praça de Palmeiras. Uma praça que era pra ser ocupada pela nossa população, não pode, por falta de educação de alguns. O parquinho, que lá está instalado, que era pra ser ocupado por crianças, se vocês passarem lá, vocês vão ver o parquinho quebrado e cheio de adolescentes pendurados, porque não tem fiscalização”, salientou.

Quadro de servidores

A reorganização do quadro de servidores do Município foi defendida por Wagner. Ele exemplificou quanto aos trabalhadores do Setor de Posturas. “Cerca de 30% somente do quadro da Posturas está ocupado, e um monte de gente esperando para ser nomeado em um concurso que está valendo até hoje e não chamam, por quê?”, questionou.

PSF do bairro Palmeirense

Gomides pontuou que foi comunicada a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Dalvo Benfeito, todavia até o momento não ocorreu o início do funcionamento da UBS do bairro Palmeirense.

“Depois de quase dois anos lá pronto, vai ser inaugurado amanhã. Mas e a lá do Palmeirense, que está lá parada também? [...] Eu tenho a resposta do Requerimento aqui que, em julho, estaria funcionando, é documento oficial”, destacou.

Trânsito

A falta de educação no trânsito foi criticada por Wagner. “Falta educação de alguns? Falta. Mas se a gente espera alguma coisa da política da nossa cidade, nós precisamos ditar como isso vai funcionar. Cabe a nós, enquanto políticos desta cidade, chegar – e aí o Poder Executivo tem o poder maior sobre isso – de educar, de fazer regulamentar, de fazer com que o serviço de motoboy, mototáxi funcione de fato regulamentado”.

Educação ambiental

Gomides salientou que a educação ambiental é importante para que os parlamentares não tenham que ficar demandando contêineres de lixo.  “A gente não tem que ficar aqui pedindo contêiner de lixo, não. Nós temos que fazer campanha de educação junto a nossa população para que o contêiner seja algo desnecessário. Para que a gente possa, de fato, colocar o lixo na hora correta e vir o caminhão, passar e fazer a coleta”.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.