Vereador denuncia descumprimento de horário de plantão por médicos no Sammdu

por Divisão de Comunicação* — publicado 25/09/2023 18h40, última modificação 25/09/2023 18h42
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) salientou que médicos são contratados para cumprir determinada carga horária na Unidade, mas limitam o atendimento a um número de fichas
Vereador denuncia descumprimento de horário de plantão por médicos no Sammdu

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante a Palavra Livre do dia 18/09/2023

O vereador Dr. Wellerson Mayrink criticou novamente o descumprimento do horário do plantão do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu) na Palavra Livre. Ele abordou o assunto na Reunião Plenária do dia 18.

“Não me interessa se o plantão der cinco pacientes [...] e se der 100, se der 120. [...] O colega médico que está lá, ele está lá para atender urgência e emergência. Ele não pode parar a ficha de atendimento”, afirma.

Dr. Wellerson desaprovou a atitude de médicos que limitam a distribuição de fichas para atendimentos no Sammdu. “Não existe isso, gente. O colega entra para dar o plantão 7 horas da manhã, às 9h30 ele para as fichas porque ele acha que não vai dar conta. [...] São dois médicos, se não der conta, então meu filho, sai fora, você não pode dar plantão, vai fazer ambulatório. O que não pode é você voltar paciente, [...] porque você não acha que não dá conta de fazer o plantão”, reforça o parlamentar.

A fiscalização por parte da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) foi solicitada por Dr. Wellerson. “Vai morrer paciente, que vai voltar porque ‘ah, não consegui ficha, porque o médico não dá para atender’. O médico tem que atender, por isso que chama plantão”.

Atendimento pediátrico

O descumprimento de horários e a limitação de fichas para atendimentos pediátricos na Unidade de Saúde também foram repudiados por Dr. Wellerson. “Não existe o colega pediatra chegar lá e atender 20 fichas de pediatria e ir embora. Se ele está lá para atender quatro horas, ele vai chegar lá oito horas e vai sair de lá meio dia, não interessa se vai atender 20, 30 ou 40, ele tem que cumprir o horário de 20 horas semanais”.

Dr. Wellerson ressaltou que solicitou os contratos dos médicos do Sammdu, por meio do Requerimento nº 168/2023, aprovado na Reunião Plenária do dia 11 de setembro. Mas, segundo ele, na resposta do Executivo não está explícito limites de atendimento. “Nenhum contrato da Prefeitura apareceu para mim no Requerimento dizendo que é em número de fichas, é em número de horas”.

Sinalização do nível do Rio Piranga

O parlamentar pediu que a secretária municipal de Governo, Sandra Brandão, aplique os R$ 5 mil destinados por ele, por meio da Emenda Impositiva 2023, para a iluminação e pintura da sinalização do nível do Rio Piranga.

“Está chegando o período chuvoso. Das minhas emendas, [...] cedi R$ 5 mil para pintura dessa régua da escala do volume do Rio Piranga [...] para maior luminosidade e a régua ficar mais visível para todo mundo da população ribeirinha. [...] De novo está chegando a enchente [...] e eles não vão conseguir pintar”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.