Vereador defende escoamento controlado de enxurradas para preservar condições de estradas rurais

por Imprensa — publicado 08/11/2021 17h52, última modificação 08/11/2021 17h52
André Pessata (PODEMOS) alertou para o fato de que o atual formato de cascalhamento feito pela Prefeitura não é adequado, uma vez que as águas das chuvas têm carregado o material, piorando assim as condições das vias rurais

Durante a Palavra Livre da Reunião Plenária da última quarta-feira (3), o vereador André Pessata (PODEMOS) alertou para a situação do cascalhamento das estradas rurais. Segundo ele, é preciso que as vias tenham uma rede que permita o escoamento controlado das águas das chuvas.

“Usina Santa Helena: a chuva que vem, que veio esses dias, ela correu de um lado da estrada para o outro lado da estrada. Se não tiver um serviço de escoamento das águas nas estradas rurais, todo o cascalho que vem sendo colocado está sendo levado pela chuva”, avisou.

Pessata destacou que os investimentos de melhorias nas estradas rurais vêm ocorrendo, mas por conta de um detalhe o serviço tem ficado prejudicado. “Nas nossas estradas, se fizer [o cascalhamento] cinco estradas por ano bem feitinha, aquela estrada ano que vem não vai precisar mais, só voltar lá para dar um retoque”, disse.

O parlamentar explicou o que precisa ser feito para que o trabalho de cascalhamento dure mais tempo, evitando assim desperdício de dinheiro público. “Esse trabalho de balnear a estrada e tirar as enxurradas, porque a gente vê o patroleiro indo, até esforça lá para fazer um bom trabalho, mas de repente não tem um ajudante para tirar a enxurrada, muitas das vezes a comunidade também poderia cooperar, tirando essas enxurradas”, sugeriu.

O vereador solicitou à Prefeitura que libere o trânsito na estrada de acesso ao município de Barra Longa, no bairro Rasa, onde um barranco caiu na via.

O vídeo da participação do vereador André Pessata na Palavra Livre está disponível no canal da Câmara no YouTube.