Vereador critica veto ao PL de isenção do rotativo a doadores de sangue

por Divisão de Comunicação* — publicado 08/12/2023 17h23, última modificação 08/12/2023 17h23
Além disso, Dr. Wellerson Mayrink (PSB) salientou a importância da doação de sangue; dos cuidados com o lixo urbano; e sugeriu que a Câmara faça uma diligência no Canil Municipal
Vereador critica veto ao PL de isenção do rotativo a doadores de sangue

Vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante a Palavra Livre do dia 04/12/2023

O vereador Dr. Wellerson Mayrink criticou o prefeito, Wagner Mol, por vetar o Projeto de Lei (PL) Complementar do Legislativo nº 06/2023, de sua autoria, que prevê a isenção para o porte de cartão de estacionamento rotativo de pessoas em procedimento de doação de sangue. Ele fez o repúdio durante a Palavra Livre da Reunião Plenária de segunda-feira (4).

“Apesar do senhor prefeito ser da área da saúde, não entendeu, vetando o meu PLCL nº 06/2023, mas, sinceramente eu prefiro acreditar que foi por pura vaidade, só porque o Projeto é de minha autoria”.

Paralelamente à crítica ao Executivo, o parlamentar agradeceu aos vereadores que ajudaram a derrubar o veto do prefeito. “Estou aqui hoje para agradecer aos vereadores do G7, que votaram contra o veto, pois através dos seus votos vocês estão ajudando a salvar vidas”.

Doação de sangue

A importância de doar sangue foi salientada pelo vereador. “Doar sangue é uma coisa muito séria, é um ato de generosidade. O sangue, ele não pode ser fabricado, ele tem que ser doado, concorda? Mesmo que eu, ou você, não possamos doar sangue, mas nós estamos estimulando o outro a doar”.

Lixo urbano

A necessidade de retirar o lixo em dias e horários estabelecidos foi reforçada por Dr. Wellerson. Ele exemplificou o assunto mostrando imagens de bares e restaurantes que descartam os resíduos inadequadamente.

“Pedir aos donos de bares e restaurantes de Ponte Nova, onde não tem contêiner, não tem lixo, não é para colocar lixo. Isso aqui é na praça de Palmeiras, no sábado à tarde. [....] Pessoal de restaurante descarregando lixo na esquina da praça Cid Martins Soares”.

Excesso de sol

Dr. Wellerson salientou a necessidade de cuidados com pessoas e animais quanto à exposição solar. “Vai passear com a criança, sem camisa, sem nada, só de fraldinha, [...] tomando um sol de duas horas da tarde, isso é um absurdo, isso é um crime”.

Canil

O vereador convidou os outros parlamentares para uma fiscalização no Canil Municipal. “Fazer uma diligência, nós temos que fazer uma diligência lá no canil. [...] para a gente averiguar isso. Porque eu realmente gostaria de saber, [...] quanto fica mais ou menos, quanto é cobrado, [...] a despesa de um cachorro mensal. Porque, particularmente, eu vi os cachorros lá latindo, mas ninguém podia me atender”.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson Mayrink na Pallavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação