Vereador critica respostas do Executivo quanto à solicitação de informações

por Divisão de Comunicação* — publicado 28/09/2023 17h30, última modificação 28/09/2023 17h30
Wagner Gomides (PV) relatou falta de clareza nas respostas enviadas pela Prefeitura após solicitação de informações pelos parlamentares. Ele ainda apontou que Ponte Nova não cumpre metas educacionais
Vereador critica respostas do Executivo quanto à solicitação de informações

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre dessa segunda-feira (25)

A falta de clareza nas respostas de Requerimentos de informações por parte do Poder Executivo foi criticada pelo vereador Wagner Gomides. Ele abordou sobre o assunto durante a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (25).

“As respostas que aqui chegam elas devem estar acessíveis a todos. De maneira que mesmo com a ausência de dados exatos sobre algum questionamento realizado, o que deveria ser feito é tentar aí o estabelecimento de diálogos contínuos com a nossa população, ao invés de fornecimento de respostas insuficientes, rasas, quiçá, vazias”.

Wagner citou como exemplo o caso do Requerimento nº 164/2023, que pediu informações sobre as vagas disponíveis nas creches do Município. “A resposta, além de não mencionar quantas crianças estão na fila de espera, acho que a Semed [Secretaria Municipal de Educação] não sabe disso, não apresenta nenhuma documentação ou relação sobre quais creches possuem mais crianças na fila”.

O parlamentar enfatizou que o Requerimento tinha o objetivo de mapear onde existe mais demanda de vagas. “Não adianta [...] eu morar no São Geraldo e ter uma vaga para mim na creche lá do bairro de Fátima. Isso vai dar condição da família trabalhadora trabalhar, gente? Não vai”, afirma o vereador.

A falta de diálogo entre os Poderes Legislativo e Executivo foi criticada por Wagner. “Se uma pergunta não é feita diretamente, ela não é respondida. Essa atitude representa o contrário de colaborar com a transparência e o diálogo entre os poderes, pois dificulta nossa atuação enquanto vereadores para a busca de informações sobre diversos assuntos”.

Transparência de informações

O parlamentar disse que obter informações pelo site da Prefeitura é difícil. “Apesar de algumas informações questionadas estarem disponíveis no site da Prefeitura, temos que reconhecer também a dificuldade que é achar informação no site. [...] É muito difícil, o nosso site é muito pouco didático e aí ele cria um obstáculo significativo para o acesso às informações e isso impede que a nossa comunidade tenha acesso fácil a informações essenciais, como as relativas à educação”.

Wagner pontuou que a falta de clareza leva à insegurança quanto às informações necessárias e reforçou que o Município não disponibiliza vagas suficientes em creches.

“Já foi aqui explicitado, no parecer do Tribunal de Contas, falando que nós não estamos cumprindo a meta de universalização, de disponibilidade de creche para toda nossa população. [...] A nossa cidade não cumpriu essa meta. [...] O nosso Município está há sete anos atrasado no cumprimento dessa meta, [...] fato que faz com que melhorias direcionadas à trajetória dos alunos do ensino público permaneçam estagnadas”.

Parabenização

Wagner parabenizou os professores e a Semed pela realização da Sexta Jornada do Setembro Azul, que objetiva a conscientização em relação à população surda, na Escola Municipal Doutor José Mariano.

“Trabalhos fantásticos que de fato incluem as pessoas dentro da nossa educação, e isso precisa ser elogiado aqui e multiplicado, porque de fato foram trabalhos lindos”.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.