Vereador critica obras e situação do Município: “parece que está derretendo”

por Mateus Pires publicado 28/02/2024 17h07, última modificação 28/02/2024 17h07
Guto Malta (PT) relatou problemas diversos envolvendo as obras sob responsabilidade da Prefeitura
Vereador critica obras e situação do Município: “parece que está derretendo”

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 26/02/2024

“Parece que a Cidade está derretendo”, disse o vereador Guto Malta, na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (26), ao se referir à situação do Município diante das obras e das chuvas dos últimos dias. O parlamentar fez críticas à gestão do secretário municipal de Obras, Saulo Paoli.

“Um déficit estrutural e nós precisamos fazer essa discussão. Nós já demos aí o tempo suficiente para que o Saulo desse as respostas. Começou bem, mas o Saulo ‘dessaulou’, sumiu, escafedeu”, afirmou.

“E como que está sendo a resposta? Ah, que não pode fazer que está chovendo. Quando para a chuva também não faz [...] porque não tem máquina, não tem servidor, não tem equipamento”, desabafou o parlamentar quanto à gestão do Município.

Guto citou uma série de obras que acumulam problemas, como em um trecho da rua João Vidal de Carvalho, no bairro Guarapiranga. “Levaram o pó de pedra, largaram o pó de pedra em cima do passeio. Veio a chuva, o pó de pedra ‘xiiii’, foi embora”.

Já no bairro Paraíso, a observação do parlamentar é em relação aos problemas no calçamento de uma das ruas. “Tem dois meses que eles estão repetindo a mesma obra, e a obra não saí. Eu não sei se é terceirizado, se é contratado, se é servidor, se é Semob [Secretaria Municipal de Obras]”.

O vereador alertou quanto à necessidade de se fazer a drenagem nos fundos da Escola Municipal Otávio Soares. “Se a gente não cuidar disso, desce tudo. E outra coisa: nós estamos do lado da Prefeitura também. A Prefeitura tem que cuidar daquela área ali, que tem uma estrutura metálica ali feita ali”.

Ele também pediu providências quanto à rua Laura Vicuna, no bairro Nossa Senhora Auxiliadora.

Melhorias em trevo

O parlamentar sugeriu que a Prefeitura promova melhorias no trevo conhecido como Alto do Resende. “Se não tem o quebra-molas, tem como fazer intervenção técnica. Olha o trevo de Anna Florência, que matou quantas pessoas no trevo. O que eles fizeram: tira a circulação do centro do cruzamento e faz o quê: joga na lateral. É uma forma de você amenizar, diminui velocidade, não tem cruzamento, então o risco de acidente é muito menor”.

Comissão Especial de Manifestações Populares (CEMP)

Guto, que é presidente da CEMP, informou que mesmo com a falta de respostas do Executivo quanto a diversas solicitações de informações do grupo, vai sugerir a confecção do relatório final, com as ressalvas necessárias.

“Demos o prazo suficiente, senhor presidente. Esticamos, ampliamos, mas não vieram as respostas prometidas, não. A solução não veio, não. Então não adianta. [...] Nós vamos encaminhar para poder terminar, mas com os encaminhamentos que tem que ser feitos, porque não tem como”.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,