Vereador critica demora de obra em PSF e falta de atendimento domiciliar

por Divisão de Comunicação* — publicado 10/11/2023 14h40, última modificação 10/11/2023 14h59
Sérgio Ferrugem (Republicanos) também pediu informações sobre uma possível parceria entre o curso de medicina da Faculdade Dinâmica e o Município
Vereador critica demora de obra em PSF e falta de atendimento domiciliar

Vereador Sérgio Ferrugem (Republicanos) durante a Reunião dessa segunda (6)

A demora na finalização da reforma do Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro de Fátima foi criticada pelo vereador Sérgio Ferrugem, na Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (6).

“Temos que saber de que forma estão sendo executadas essas obras. Porque [...] é uma obra que começou em fevereiro com a programação de acabar com dois meses. Nós já estamos em novembro e até agora a obra nada concluiu”.

Ferrugem considerou a situação como desperdício de recursos públicos. “Parece que a Prefeitura não está com a situação financeira ruim, não, porque está desperdiçando o dinheiro. [...] Nós temos que ter responsabilidade em gastar o dinheiro público”.

O vereador salientou que é necessária uma boa condição na infraestrutura para um bom atendimento e para os profissionais da saúde. Ele pontuou que, atualmente, o PSF está funcionando em um espaço cedido pelo grupo Afro Ganga Zumba, impedindo a realização das atividades da equipe.

“É uma forma até insalubre para os servidores, para a população, para o usuário. Então é uma obra também que está prejudicando o Ganga Zumba em fazer as suas atividades culturais, porque está estendendo muito a obra”.

Sérgio pediu que o secretário municipal de Obras veja de perto o motivo da demora da obra.

PSF Vau-Açu

Após reclamações dos moradores do distrito do Vau-Açu, Ferrugem apontou que os agentes de saúde não estão realizando as visitas domiciliares. “Os agentes não têm feito a visita rotineira na população, nos usuários. E depois que morreu uma menina lá, não foi substituída ela, então ficou com essa falha aí na servidora, de atendente, e eles não têm acompanhado”.

Parceria com o curso de medicina

Ferrugem pediu informações sobre uma possível parceria entre o curso de medicina da Faculdade Dinâmica e o Município. “O Prefeito, aqui no evento, ele falou em abrir PSF. Eu acho que a gente tinha que valorizar mais a mão de obra, para ter nesses PSF’s. Porque não adianta ter PSF e não ter servidor”.

Novembro Azul

Em alusão à campanha Novembro Azul, de conscientização e combate ao câncer de próstata, Ferrugem salientou a importância de os homens realizarem os exames de rotina.

“Deixamos nosso recado aí para todos nossos homens de Ponte Nova, da região da Zona da Mata, da micro e macro região, enfim, do Brasil, que nós devemos fazer a nossa ação, que é a prevenção, que é o melhor caminho”.

O vídeo da participação do vereador Sérgio Ferrugem na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação