Vereador critica “faz e refaz” de obra em rua do Centro

por Mateus Pires publicado 15/08/2023 18h25, última modificação 15/08/2023 18h24
Zé Roberto Júnior (Rede) citou que a rua Luiz Martins Soares está, novamente, com afundamentos, após execução de obra de rede do Dmaes
Vereador critica “faz e refaz” de obra em rua do Centro

Zé Roberto Júnior (Rede) durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (14)

Com novos afundamentos na via, a situação da rua Luiz Martins Soares, no Centro, foi abordada pelo vereador Zé Roberto Júnior (Rede), durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (14). O parlamentar destacou que essa é mais uma “obra do faz e refaz”, já que o local passa por problemas constantes desde o fim das intervenções na rede do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes).

“Afundou a faixa lateral onde foi passada a adutora do Dmaes. [...] Quais foram os motivos? Foi feita uma obra terceirizada que foi feita a passagem da tubulação e, depois, o que a gente consegue perceber é que talvez não foi feita uma compactação para ser colocada as pedras no local”, avaliou.

Zé Roberto lembrou que parte da obra já foi refeita mais de três vezes na tentativa de se solucionar os afundamentos. Ele questionou a necessidade de análise do terreno para que as intervenções sejam corretivas, e ressaltou que o serviço deve estar no período de garantia. “Obras terceirizadas têm garantia e que, acredito eu, a garantia ainda está em vigor. Então, a Prefeitura tem que estar muito atenta a isso para poder a gente cobrar deles a questão da garantia da obra”, finalizou.

Sinalização de trânsito

O vereador ainda criticou a gestão dos contratos do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) com a empresa que executa a sinalização de trânsito horizontal no Município. “Fica aqui o nosso questionamento do motivo de esperar um contrato vencer para fazer outro, uma vez de ser tão necessárias as pinturas, não só de quebra-molas, como a sinalização horizontal de forma geral”, afirmou.

Pontos de ônibus

O parlamentar sugeriu o desenvolvimento de um programa para os pontos de ônibus do Município semelhante ao “Adote Uma Praça”, em que empresas assumem a conservação de praças públicas em parceria com a Prefeitura. “Acho que colocar na responsabilidade do poder público todo esse tipo de conservação de estruturas é muito pesado. A gente está vendo aqui a quantidade de demanda que a gente traz”, observou.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.