Vereador cobra soluções quanto ao transporte de alunos da zona rural

por Divisão de Comunicação* — publicado 27/02/2023 17h56, última modificação 27/02/2023 17h56
Zé Osório (PSB) pediu que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reveja o tempo de permanência dos alunos no transporte escolar
Vereador cobra soluções quanto ao transporte de alunos da zona rural

Zé Osório (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 23/02/2023

O vereador Zé Osório (PSB) utilizou a Palavra Livre durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (23) para pedir providências quanto ao transporte público escolar dos alunos da zona rural. Segundo ele, estudantes de Santa Helena, Sesmarias, Massangano, Beira-Rio, Morro Grande, Brito e Quebra Canoas vêm sendo prejudicados pela rota do escolar e a oferta de sexto horário de aulas nas escolas.

“Os alunos estão ficando dentro do ônibus um tempo considerável. Embora a Keila disse que está dando um lanche reforçado pra eles, mas os pais não estão concordando muito, os alunos moram mais longe. Igual quem mora no Brito, chega em casa uma hora e meia, duas horas”, comenta o vereador.

Zé Osório pediu que a responsável pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), Keila Lacerda, tome as providências plausíveis. “Estão chegando atrasados nas escolas. E a gente tem conversado com as diretoras e professoras, isso prejudica, com certeza, a aprendizagem do aluno. A gente sabe que a situação é complicada, sabe que é difícil, a demanda é grande, são desencontros com esse sexto horário, que realmente trouxe problemas. [...] A gente pede à Keila que ela possa realmente estar avaliando melhor esse transporte escolar, porque os pais realmente têm razão”.

Abaixo-assinado

O parlamentar disse que pede essa solicitação após receber um abaixo-assinado dos pais, que solicitam providências quanto ao transporte escolar rural. “A gente sabe que é dificultoso, que não é fácil. Mas temos que encontrar uma saída, o que não pode é sacrificar as crianças”, avalia o vereador.

Estradas rurais

A necessidade de reparos nas estradas rurais foi reforçada pelo vereador. De acordo com ele, em conversa com a responsável pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Sedru), Aline Vieira, foi comunicado que a situação da comunidade de Santa Helena será corrigida.

“Ela tratou que semana que vem vai resolver o caso de Santa Helena também. Qualquer chuva que dá não consegue entrar lá. Então é só pra registrar”.

Campos rurais

A cobrança de providências e a responsabilidade quanto à manutenção de campos rurais foram feitas pelo vereador. Osório disse que enviará um requerimento de esclarecimentos sobre esse assunto ao responsável pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semej), Marcos Dias.

“De quem é a responsabilidade dos campos rurais, é do Esporte? Com certeza. Marcos Dias, Aline, tem que haver uma parceria. Se a Prefeitura hoje está com a máquina quebrada, nós temos empresários de Ponte Nova que no passado emprestaram a máquina”, explica o vereador.

O vídeo da participação do vereador Zé Osório na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.