Vereador cobra posicionamento do Dmaes quanto à falta de água em bairros do Município

por Rachel Monteiro publicado 30/11/2023 18h22, última modificação 30/11/2023 18h22
“As pessoas ficam desassistidas e sem saber quando terão água em suas casas”, enfatizou Wagner Gomides (PV)

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 28/11/2023

O vereador Wagner Gomides usou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa terça-feira (28) para cobrar um posicionamento oficial do Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (Dmaes) a respeito da falta de água nos bairros Paraíso, Anna Florência, Estrela da Mata e Nova Almeida.

“A gente entende aí que quando existe uma interrupção do abastecimento de água, por conta de um vazamento, é normal que isso aconteça porque ultrapassa qualquer tipo de planejamento. O que não é normal é que há uma semana um bairro fique sem o fornecimento de água. [...] A água é algo básico para a sobrevivência humana”.

O vereador informou que ligou para prefeitos da região solicitando um caminhão que pudesse carregar água potável para auxiliar o Dmaes no abastecimento. “Conversei com o prefeito Gilmar de Santa Cruz do Escalvado, ele se dispôs, desde que formalizado o pedido via Dmaes”.

Contudo, Wagner disse que mesmo após avisar sobre a ajuda, o Dmaes não se dispôs a entrar em contato com a referida prefeitura para tratar a respeito do empréstimo do caminhão pipa. “Esse é um movimento que fiz enquanto vereador, senhor presidente, mas entendo que deveria ter sido feito pelo nosso prefeito municipal”.

O vereador reconheceu o esforço do Dmaes para tentar achar o vazamento, mas observou: “parece um trabalho descoordenado, porque desamassa aqui, amassa ali, [...] liga aqui, interrompe ali”.

Wagner informou que fez um Ofício nessa segunda-feira (27) solicitando que o Dmaes fosse até o bairro [Paraíso] e desse uma explicação plausível à população quanto à previsão de retorno do abastecimento. “Porque as notícias vão correndo e a população fica perdida”.

Ele enfatizou que o assunto precisa ser tratado com seriedade. “Eu convoco a todos vocês, colegas vereadores, que a gente faça mais um ofício, e talvez aí, presidente, nós vamos precisar elevar o tom e fazer um informe ao Ministério Público, porque não dá mais para o pessoal ficar sem água”, finalizou.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.