Vereador cobra do Executivo resposta sobre o plano de carreira do magistério

por Rachel Monteiro publicado 11/09/2023 18h20, última modificação 12/09/2023 13h54
Wagner Gomides (PV) também solicitou explicações a respeito do piso salarial da educação e destacou falta de transparência da Prefeitura
Vereador cobra do Executivo resposta sobre o plano de carreira do magistério

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 04/09/2023

O vereador Wagner Gomides usou a Palavra Livre da Reunião Plenária da última segunda-feira (4) para cobrar do Executivo respostas a respeito do plano de carreira dos profissionais do magistério.

Ele lembrou que um Projeto de Lei seria enviado pelo Executivo à Câmara até o fim do mês de agosto.

“A promessa que acontece desde o ano passado, mais uma vez não foi cumprida. Isso nos deixa perplexos e também frustrados. [...] Esse plano de carreira já é promessa de quanto tempo? E ele faz parte da meta 18 do Plano Nacional da Educação, a lei 13.005/2014. E sua aplicação em nosso Município já foi inclusive recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)”.

Piso Salarial da educação

O vereador também pediu explicações ao Executivo sobre o piso salarial da educação, enfatizou a falta de transparência por parte do Executivo e pediu respeito com os profissionais da área.

“A desculpa agora é que a arrecadação do Fundeb está diminuindo. Mas aí eu pergunto: isso só foi percebido agora? Se de fato isso acontece, por que não convidar a classe educacional para uma conversa transparente, assim como foi feito com os profissionais da enfermagem?”.

Wagner disse que a educação deve ser tratada como uma das prioridades desta e de qualquer outra gestão municipal, e exigiu uma ação imediata para que o piso salarial da educação seja uma realidade no Município.

Moção de pesar

O vereador solicitou que a Casa envie uma moção de pesar à família de Lucas Henrique da Silva Alves, aluno da Escola Estadual Caetano Marinho.

“Infelizmente, em um trágico acidente nesse final de semana, a vida dele foi ceifada. Um jovem de 16 anos. E o que a gente pode aqui, é clamar a todos os jovens: por favor, moto não é brincadeira. Vocês têm uma vida pela frente. Não deem chance ao azar, porque isso pode acontecer e eu espero que a gente não tenha que passar essa dor que todos nós da Escola Estadual Caetano Marinho estamos passando pela perda do Lucas”.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.