Vereador alerta sobre ondas de calor e sugere ações para evitar o aquecimento global

por Rachel Monteiro publicado 21/11/2023 18h19, última modificação 21/11/2023 18h19
Zé Roberto Júnior (Rede) cobrou que a Prefeitura coloque em prática a Lei que institui o Programa Urbano Verde, que, dentre outras condutas, cria espaços verdes para arborizar o Município

Vereador Zé Roberto Júnior (Rede) durante a Palavra Livre dessa segunda (20)

O vereador Zé Roberto Júnior utilizou a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (20) para chamar a atenção sobre as fortes ondas de calor que vêm afetando as cidades, sobretudo Ponte Nova; e sugerir práticas para evitar o aquecimento global.

“É uma questão que eu acho que vale a pena da gente alertar, não só a Ponte Nova, mas todas as cidades, sobre o que vem acontecendo, o que a gente vem sentindo aqui nesses últimos dias”.

O parlamentar pontuou que as cidades são estruturadas de forma errônea, e sugeriu como elas podem trabalhar para evitar o aquecimento global.

“O que a gente tem visto são, infelizmente, cidades sendo construídas de forma totalmente desorganizada, sem um mínimo de planejamento. Onde que, a história de se ter uma rua asfaltada, se veio como uma questão de modernidade, como avanço? E, infelizmente, a gente sabe que em ruas mais asfaltadas a gente tem também uma incidência mais forte de irradiação e calor”.

O vereador observou que a falta planejamento, sem priorizar a arborização da Cidade, ajuda a acarretar a incidência de calor muito forte. Ele cobrou que o Executivo coloque em prática a Lei Complementar Municipal nº 4.521/2021, que institui o Programa Urbano Verde.

“Ela traz exatamente a construção de novas áreas de drenagem em espaços consolidados, evita inundações e automaticamente também traz a questão da criação de espaços verdes para, além de embelezar, arborizar, também refrescar. [...] Ela vai com certeza nos ajudar a evitar pontos de inundação, e essa questão também da formação das ilhas de calor”, afirmou.

Zé Roberto disse que o Município tem várias áreas que precisam de vegetação e plantio de árvores, e sugeriu uma ação conjunta entre o poder público e o privado.

“Se a gente olha ali a área por exemplo, por baixo da Exposição, a área que compete ali ao Sindicato Rural, a gente vê um grande espaço desmatado. [...] Por que não se fazer uma parceria com o Sindicato e a Prefeitura, para a Prefeitura poder ceder essas mudas e fazer um reflorestamento? Não só ali, mas em todas as áreas descampadas dessa Cidade”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.