Vereador alerta sobre importância do autoexame para a prevenção ao câncer de mama

por Rachel Monteiro publicado 05/10/2023 13h31, última modificação 05/10/2023 13h31
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) ainda solicitou à Secretaria Municipal de Saúde um segurança para o Sammdu

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) durante o uso da Palavra Livre do dia 02/10/2023

O vereador Dr. Wellerson Mayrink utilizou a Palavra Livre na Reunião Plenária dessa segunda-feira (2) para fazer um alerta sobre a importância do autocuidado para a prevenção e o combate ao câncer de mama. Ele lembrou que outubro é simbolizado como o Mês de Prevenção ao Câncer de Mama e falou sobre a necessidade de realizar o autoexame.

“O mais importante em relação ao combate ao câncer de mama, chama-se autoexame. [...] Primeira coisa que as pacientes têm que ter, as meninas e adolescentes, primeiro, é não ter vergonha do próprio corpo, não consegue se fazer o autoexame se ela própria não vai examinar a própria mama”.

Dr. Wellerson explicou como é feito o autoexame. “É a coisa mais simples que tem. Você tem um espelho em casa, simplesmente a paciente vai ficar em frente ao espelho, [...] ela vai observar se os bicos da mama estão desviados ou não. [...] O que tem que observar é se há desvios nos mamilos, se está para a esquerda, se está pra baixo. Porque se tiver um caroço, tiver um nódulo, alguma coisa, ela vai ficar desviada. [...] Com a mão direita, você vai examinar a mama esquerda. Com a mão esquerda, a mama direita. Vai fazer movimentos circulares anti-horário. [...] Eu peço a todos vocês que façam o autoexame, não tenham medo”.

Ele salientou que nem todo caroço que aparece nas mamas é sinal de câncer no local; e ressaltou a importância de procurar ajuda médica caso haja alguma anormalidade nas mamas.

“Qualquer caroço que apresentar na mama não quer dizer que é um tumor. Pode ser um cisto, pode ser um nódulo, ou pode ser um tumor. O que não pode é ficar na ignorância. [...] Examinou, apareceu um caroço, tem que procurar um médico, tem que procurar o PSF, procurar uma enfermeira, procurar um médico para ver o que que vai definir. O que o médico vai fazer é um ultrassom. A ultrassom que vai definir se é um nódulo, se é um cisto, se é um tumor”.

O vereador ainda alertou que homens também podem desenvolver câncer de mama. “Existe o câncer de mama no homem. É raro, mas está aparecendo muito. Então, eu peço até quem é do sexo masculino, se autoexaminar. Se aparecer caroço, tem que procurar um médico”, finalizou.

Segurança no Sammdu

Dr. Wellerson solicitou, com urgência, à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) um segurança para o Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu). Ele informou que tem ocorrido casos de tentativa de agressões a funcionários e a profissionais de saúde no local.

“Uma colega nossa pediu demissão, porque aconteceu a mesma coisa que aconteceu no Cisamapi [Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga]. O paciente queria resolver no braço com a médica. Ela fechou a porta, o cara arrebentou a porta do Sammdu querendo pegar a médica”.

Dr. Wellerson relatou que, em outra situação, o marido de uma paciente ameaçou um enfermeiro dentro da enfermaria do Sammdu.

“As coisas estão ficando mais difíceis. Eu tenho dois profissionais, duas médicas pediram demissão, por não estar tendo segurança. E o enfermeiro passou apertado. Se não fossem os outros dois colegas que chegaram na hora, ele tinha machucado o enfermeiro. [...] Muitas vezes a pessoa não sabe receber um não, às vezes não tem paciência, por algum motivo, e quer descontar no profissional. Não tem paciência de esperar e está ficando muito difícil”.

Atendimento a Requerimentos

O parlamentar fez um pedido para que o Executivo responda aos Requerimentos dos vereadores. “Eu gostaria muito de pedir ao Executivo que respeitasse os Requerimentos, [...] estão chegando nesta Casa e não estão sendo respondidos aqui. Você faz o Requerimento e não estão sendo respondidos. Você reitera o pedido e realmente não está sendo respondido. Particularmente, isso é muito grave, eu mesmo já passei por três Requerimentos, e já solicitei, e não fui respondido. Isso aí é uma coisa muito grave”, concluiu.

O vídeo da participação do vereador Dr. Wellerson na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.