Vereador alerta quanto ao alto índice de queimadas no município

por Divisão de Comunicação* — publicado 08/09/2022 17h57, última modificação 08/09/2022 17h57
Wagner Gomides (PV) reforçou que esse ato afeta a natureza e a qualidade de vida da população
Vereador alerta quanto ao alto índice de queimadas no município

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 05/09/2022

O alto índice de focos de incêndio em Ponte Nova foi abordado pelo vereador Wagner Gomides (PV) durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (05). Na participação na Palavra Livre da sessão, ele classificou a situação como inconcebível.

“É inconcebível que em pleno século XXI ainda tenhamos que implorar que pessoas não joguem lixo no chão, que separem seu lixo reciclável e que não coloque fogo nas matas”, salienta o vereador.

Wagner afirma que apenas por meio da informação será possível educar cidadãos de forma que esses problemas sejam evitados. De acordo com ele, seria interessante a criação de uma campanha educacional.

“Entendo também que será a educação a única possibilidade real de comportamento do nosso e de qualquer outro povo. Acredito que deveríamos investir em uma campanha educacional ambiental. Precisamos investir em algo que de fato mude o pensamento e a atitude da população sobre a importância em mantermos o equilíbrio entre fauna, flora e cidadãos", defende o parlamentar.

Além disso, o vereador também explicou que a escola não é o único ambiente possível para que a conscientização aconteça.

“E não precisamos falar disso somente nas escolas. Temos que falar lá. Temos que falar nas igrejas, nas feiras, nos clubes sociais e em todos os lugares que concentram pessoas. Pois todos somos atingidos e prejudicados quando não se há uma conduta que preze pela boa convivência social e, principalmente, pela qualidade de vida”, reforça o vereador.

Projeto de Lei

Wagner disse que irá estudar a viabilidade de elaborar, juntamente com a Assessoria Legislativa, um Projeto de Lei que institua a Semana Anual de Prevenção à Queimadas e Proteção às Matas Nativas. Segundo ele, é importante que esse assunto seja tratado em outros momentos, não apenas no ápice do problema.

“Lei essa que vai todo ano mostrar a importância de a gente se discutir isso ininterruptamente. Não dá pra falar de queimada só quando está pegando fogo”, reforça o vereador.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.