Vereador alerta quanto à dengue e critica serviço de coleta de lixo

por Divisão de Comunicação* — publicado 02/03/2023 17h48, última modificação 02/03/2023 17h48
Wagner Gomides (PV) criticou a forma como a coleta de lixo é feita no município, chamou atenção quanto ao alto índice de dengue e sugeriu ao Executivo medidas para conscientizar a população
Vereador alerta quanto à dengue e critica serviço de coleta de lixo

Wagner Gomides (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/02/2023

O vereador Wagner Gomides (PV) utilizou a Palavra Livre durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (27) para alertar quanto ao surto de dengue no município, demonstrar insatisfação quanto à coleta de lixo e propor campanhas educativas sobre o descarte de resíduos, como previsto em lei.

De acordo com o vereador, nas redes sociais da Prefeitura existe um cronograma de coleta de lixo comum e reciclável. Contudo, o município ainda possui falhas no serviço. “Grande parte da população não é devidamente orientada sobre como, quando e como o descarte deve ser realizado”, avalia o vereador.

O parlamentar ressaltou que os resíduos de Ponte Nova são transportados para outro município, gerando custos para toda população. “Muita gente ainda não sabe que hoje o lixo é baldeado para outra cidade e a gente paga por isso. Nesse sentido, mesmo existindo pessoas que conhecem as regras e os horários, têm pessoas que optam simplesmente por ignorá-los e aí descartam o lixo em qualquer hora e em qualquer lugar”, observa o parlamentar.

A falta de local apropriado para o descarte de lixo, comum e reciclável, também foi desaprovada. “Muitos bairros não possuem local apropriado para o descarte de material que pode ser reciclado e muitas comunidades nem conhecem essa possibilidade. O serviço de coleta deve ser acompanhado [...] de uma política de educação ambiental, que atualmente não existe em nossa cidade, apesar da gente ter lei aprovada nesse sentido”.

Wagner criticou a baixa frequência e a falta de locais adequados para o descarte de lixo em comunidades rurais. “É importante salientar que as comunidades rurais são atendidas pelo serviço de coleta apenas uma vez por mês, de maneira que o lixo permanece acumulado de forma irregular por dias, gerando mau cheiro, animais peçonhentos e propagação de doenças para os moradores”, salienta o vereador.

O parlamentar ressaltou que o Executivo deve ser cobrado quanto à execução, à pontualidade e à estrutura para a coleta de lixo. “Se queremos uma cidade limpa, precisamos contribuir com essa limpeza. Assim, é interessante sempre verificar o site ou as redes sociais da Prefeitura para conhecer mais e poder cobrar com propriedade, quando necessário”, afirma o vereador.

Dengue

O vereador alertou que a dengue pode ser evitada caso cada cidadão contribua fazendo sua parte evitar água parada e possíveis focos do mosquito transmissor, Aedes aegypti. “Verifique em sua casa, seu quintal, em seu trabalho e dentro da localidade em que reside se existem locais com possíveis focos de dengue, já que 80% dos focos estão nas residências”, orienta o vereador.

Wagner ainda disse que o município tem deixado a desejar quanto a medidas contra a dengue. “Sei que o serviço prestado pela Prefeitura tem deixado a desejar em vários quesitos. E eu continuarei cobrando do Executivo que faça sua parte. Mas neste momento nós precisamos de união para conseguirmos superar esse surto”.

O vídeo da participação do vereador Wagner Gomides na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.