Vereador alerta para “esvaziamento” do Centro e pede reparo de via

por Mateus Pires publicado 07/05/2024 17h54, última modificação 07/05/2024 17h54
Guto Malta (PT) também comentou sobre a tragédia climática no Rio Grande do Sul e fez um contexto da situação com Ponte Nova e o Rio Piranga
Vereador alerta para “esvaziamento” do Centro e pede reparo de via

Guto Malta (PT) durante o uso da Palavra Livre do dia 06/05/2024

O vereador Guto Malta destacou, durante a Palavra Livre da Reunião Plenária dessa segunda-feira (6), a mudança da sede da Justiça Federal em Ponte Nova, que sairá do Centro para o bairro Guarapiranga. O parlamentar alertou para a ocorrência de um “esvaziamento” do Centro, já que outra instituição que possuía sede no local também se transferiu para outro bairro.

“O Centro da Cidade sutilmente está sendo esvaziado, e eu não estou vendo nenhuma manifestação de lideranças empresariais locais. Nós tiramos um Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e fomos para Palmeiras. Agora, nós estamos tirando a Justiça Federal do Centro. [...] Isso tem um impacto. Não adianta pensar no Novo Centro, se o Centro mesmo aqui em cima está sendo esvaziado”, analisou.

Rua João Vidal de Carvalho

Guto voltou a cobrar da Secretaria Municipal de Obras (Semob) o reparo da rua João Vidal de Carvalho, no bairro Guarapiranga. “Já é a terceira vez que eles vão lá fazer o piso. [...] O piso lá era perfeito. Depois que teve a empreiteira do Dmaes [Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento], acabou com o piso, acabou com a rua”.

Rio Grande do Sul

Guto comentou que a tragédia climática pela qual passa o estado do Rio Grande do Sul tem consequências que lembram situações vivenciadas pela população de Ponte Nova em virtude das cheias do Rio Piranga. O vereador observou, entretanto, que os problemas são agravados por intervenções humanas.

“O culpado não é a natureza, não. Não é o rio que sai da calha, fomos nós que entramos na calha do rio, com construções irregulares, com invasões irregulares, com legislações ambientais flexibilizadas para atender outros interesses. Paga o preço, pagamos o preço”, disse.

Fumaça e lixo

O parlamentar reclamou da intensa fumaça que cobriu a Cidade na última sexta-feira (3) e criticou a falta de providências do poder público quanto ao problema. “Na sexta-feira, a Cidade estava toda enfumaçada, enfumaçada! Imagina as crianças, pessoas idosas, quem tem asma, quem tem problema de saúde? E é isso. O que adianta a gente aprovar uma Lei moderna aqui, fazer campanhas, mas não tem efetividade de direitos?”, indagou.

Guto ainda pediu providências da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) quanto ao lixo na rua Caraíbas, em Palmeiras. Ele explicou que a presença de urubus no local se dá pelo descarte de carnes inservíveis no contêiner disponível na via, mas destacou que o lixo não deve ser colocado no recipiente em qualquer horário.

“O contêiner foi feito para você acondicionar o lixo, mas na hora certa. Quando você coloca o contêiner na porta, nas comunidades, você acaba estimulando as pessoas a disporem do lixo 24 horas”, afirmou.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.