Vereador aborda Projeto de Lei sobre o Novo Centro

por Rachel Monteiro publicado 06/05/2024 18h10, última modificação 06/05/2024 18h10
Zé Roberto (Rede) disse que o PL, que é de sua autoria, visa ampliar as atividades para outros ramos e tirar a restrição de funcionamento de atividades do setor gastronômico
Vereador aborda Projeto de Lei sobre o Novo Centro

Vereador Zé Roberto Júnior (Rede) durante a Palavra Livre do dia 29/04/2024

O vereador Zé Roberto Júnior usou a Palavra Livre da Reunião Plenária da última segunda-feira (29) para discorrer acerca do Projeto de Lei do Legislativo nº 4/2024, de sua autoria. Ele disse que o texto permite aos proprietários exercer outro tipo de atividade econômica no local, retirando assim a restrição do ramo alimentício.

“Aqui a gente está falando talvez de uma barbearia, a gente está falando aqui de um salão, manicure. Chegaram a falar de escritório de advocacia, que tem um dos proprietários que é advogado. [...] A importância da revitalização da Rodoviária é exatamente fomentar novamente aquela região, desenvolver o comércio novamente, gerar empregos e renda para todo mundo”.

O vereador observou que apesar de o Poder Público intervir para melhorar a situação de abandono e de falta de segurança da antiga Rodoviária para que o local se tornasse um Mercado Gastronômico, os comerciantes tiveram dificuldade em instalar comércio do ramo alimentício.

“O que se viu depois de dois anos de obra entregue à população, aos proprietários, na verdade, foi que nada disso foi feito. Em conversa com os proprietários, a gente percebeu a dificuldade que eles estavam tendo de poder colocar comércios do ramo alimentício ali dentro. [...] As lojas não são muito grandes, são praticamente boxes. Ali nós estamos falando talvez de 12 a 16 metros quadrados. Nada muito grande. E talvez essa possa ser uma das dificuldades que ali eles encontraram”.

Ele observou que, em conversa com os comerciantes do local, a solução foi retirar do Projeto de Lei a obrigatoriedade de as lojas serem apenas do ramo alimentício. “Esse Projeto vem com essa ideia de poder assim flexibilizar a economia. Poder fazer com que os proprietários possam abrir outro tipo de atividade”.

Zé Roberto pediu que os vereadores que compõem as Comissões da Câmara avaliem a proposta e sejam favoráveis a ela. “Porque a gente acha que isso vai funcionar. A gente acha, não, a gente tem certeza que isso funcionará”.

O vídeo da participação do vereador Zé Roberto Júnior na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.