Tribuna Livre repercute ações da Emater e críticas ao transporte público

por Divisão de Comunicação* — publicado 26/04/2023 17h33, última modificação 26/04/2023 17h33
Luciano Saraiva, extensionista agropecuário da Emater, apresentou dados sobre a relevância dos produtos agropecuários para o PIB de Ponte Nova; e um cidadão criticou o transporte público do município
Tribuna Livre repercute ações da Emater e críticas ao transporte público

Luciano e David durante participação na Tribuna Livre do dia 20/04/2023

O Relatório Anual de Ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) em 2022 no município e reclamações quanto à qualidade do transporte público em Ponte Nova foram temas na Tribuna Livre da Reunião Plenária da última quinta-feira (20).

O extensionista agropecuário Emater, Luciano Saraiva Gonçalves Souza, apresentou a equipe de trabalho, responsável por gerenciar as atividades exercidas no município, como bovinocultura, cafeicultura, cultura de cana e agroecologia. De acordo com ele, em 2022, a Emater realizou 3.039 atendimentos e contribuiu para o Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária do município. O setor é responsável por 2,29% PIB de Ponte Nova.

Ele explicou que a Emater realiza, em Ponte Nova, a assistência técnica em grupo e para a agroindústria, intermediações do Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA), apoia ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e participa na Semana do Fazendeiro, realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“Nossa assistência é de acordo com a demanda do produtor. O produtor demanda no escritório e a gente vai à propriedade”, comentou.

Após a fala do participante, os vereadores agradeceram a participação do técnico, comentaram sobre a agricultura do município e discutiram pontos a serem melhorados, como o incentivo ao plantio de goiaba, previsto na Lei nº 4.646/2022.

Transporte público

Diante de manifestação popular, o presidente da Câmara, vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), convocou David, filho de Roseli Raimundo Rosário, passageira que foi arremessada de ônibus em movimento da empresa São Jorge Auto Bus. Ele cobrou que a empresa e o serviço prestado por ela sejam fiscalizados.

“Se tem um contrato, tem que haver a fiscalização dos ônibus, porque tem ônibus que está na rua que não tem condições nenhuma de estar circulando, principalmente com passageiros. Eu recebi o boletim de ocorrência e está escrito lá, bem claro, o motorista estava em excesso de velocidade. A velocidade máxima permitida no local do acidente era 40 quilômetros por hora, ele estava de 60 a 70 quilômetros por hora. Fizeram um teste no ônibus, a porta não trava, nem com ônibus ligado, nem desligado”, salienta.

Após a participação do cidadão, o presidente comunicou que a diretora do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vanise Maria Santos Teixeira, será convidada para participar da Tribuna Livre e prestar esclarecimentos sobre o serviço.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 20 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.