Tribuna Livre destaca formas de doação para o HNSD e campanha Outubro Rosa
A Tribuna Livre da Reunião Plenária dessa quinta-feira (20) contou com a participação de representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). A assessora de comunicação, Isabella Ottoni, e o coordenador da oncologia clínica, Dr. Fábio Reder, abordaram sobre as formas de doação para a instituição e a campanha Outubro Rosa.
Isabella explicou que a central de doações do HNSD, setor coordenado por ela, tem o objetivo de arrecadar recursos, que são destinados para os procedimentos oferecidos pela instituição. Ela destacou que, de forma pouco burocrática, os cidadãos podem doar dinheiro por meio da conta de energia.
A assessora explicou que basta enviar uma foto da correspondência da concessionária de energia para o WhatsApp (31) 3819-2639 e informar o valor que deseja doar.
“Esse recurso ele é destinado para todas as demandas da instituição, mas com foco nos serviços que são referência, a oncologia, [...] para o setor de nefrologia. Então são todas as demandas da instituição, que seja na compra de cadeira para os pacientes. [...] A gente tem, inclusive, um convênio com o DMAES [Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento]. [...] A gente tem um ou dois doadores, se eu não me engano, na conta de água, porque essa forma de doação é um pouco mais burocrática. Não é tão simples quanto é na conta de luz”, explica a assessora.
Também foram abordadas sobre outras formas de doação, como alimentos, valor em dinheiro ou cabelo humano.
Isabella reforçou o compromisso do HNSD. “Desde já eu agradeço e reforço o compromisso do Hospital Nossa Senhora das Dores, que há mais de um século salva vidas e oferece esperança para tantas pessoas”, finalizou.
Outubro Rosa
O coordenador da oncologia clínica do HNSD, médico Fábio Reder, falou sobre o câncer de mama e a campanha do Outubro Rosa. Ele sugeriu que mulheres acima dos 40 anos procurem um Posto de Saúde e realize o exame de mamografia.
“Que a mulher procure a atenção básica ou o serviço de saúde próximo do seu município para solicitar a realização da mamografia, que é feita de forma anual ou em alguns casos, a cada dois anos. Em relação aqui, ao nosso município, a realização da mamografia ocorre nos dois hospitais”, explica o médico.
Fábio reforçou que as mulheres que residem na região de Ponte Nova têm a característica de procurarem ajuda médica em estados mais graves de tumores.
“Nós temos aqui uma questão social aqui na nossa região, muito importante. Aqui a gente observa casos de câncer muito avançados, na maioria das vezes, então os pacientes chegam pra gente em uma condição muito difícil. [...] Isso faz com que a gente tenha maior dificuldade no tratamento. [...] Eu peço, encarecidamente, que a gente possa expandir essa mensagem”, explica o médico.
O médico disse que o HNSD oferece o tratamento completo de câncer de mama. “A gente tem todo o tratamento, o tratamento completo atualmente. A gente tem o mastologista, que atende conosco durante todos os dias no hospital. A mamografia, ultrassom de mama. Então a gente tem toda possibilidade de diagnóstico, através da realização da biópsia, mamografia, ultrassonografia, cintilografia, a ressonância que a gente faz no Gavazza, o tratamento através do mastologista, cirurgia de mama, quimioterapia, radioterapia”, esclarece o médico.
A importância do atendimento oncológico pelo HNSD foi enfatizada pelo médico. “No ano de 2021, nós realizamos quase 6 mil consultas de pacientes oncológicos aqui da nossa macrorregião. Mais de 400 sessões de quimioterapia mensais, além de hormônio, consulta de retorno, controle. Em relação à mastologia, a gente aí fez quase mil procedimentos ano passado”, esclarece o médico.
Fabio Reder destacou a importância das doações para a instituição. “É importante não só as grandes empresas aqui da nossa região, mas as pessoas físicas também. [...] Aqui na nossa região a gente ainda carece muito desse apoio”, disse o médico.
O vídeo da participação dos representantes do HNSD na Tribuna Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.
*Texto redigido pela estagiária Melissa Castro sob a supervisão da Divisão de Comunicação