Tribuna Livre: cidadão faz pontuações e sugestões sobre o transporte público

por Divisão de Comunicação* — publicado 20/11/2023 18h30, última modificação 20/11/2023 18h30
Rodrigo Bento Coelho sugeriu alternativas quanto a algumas linhas, fez observações sobre o processo licitatório e o subsídio da Prefeitura para o transporte coletivo, e sugeriu melhorias para o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)
Tribuna Livre: cidadão faz pontuações e sugestões sobre o transporte público

Rodrigo Bento Coelho durante a Tribuna Livre do dia 16/11/2023

Na Reunião Plenária do dia 16, o cidadão Rodrigo Bento Coelho utilizou a Tribuna Livre para fazer pontuações sobre o transporte público no Município. Ele sugeriu alternativas quanto à nova linha Pacheco/Guarapiranga e à linha São Geraldo/Novo Horizonte e fez pontuações sobre as condições dos veículos.

“A situação da frota da São Jorge, ônibus precários, vejo um esforço da empresa, isso aí a gente tem que reconhecer, adquiriu alguns ônibus agora, seminovos, já estão rodando”.

Rodrigo ainda fez pontuações quanto ao processo licitatório do transporte coletivo e a possível integração sugerida pelo Demutran. “Haverá superlotação e muita gente vai ficar sem ser atendida. Porque nós temos que lembrar que é micro-ônibus que vai fazer essa integração”.

O cidadão comentou que dia 19 venceu o termo aditivo de subsídio da Prefeitura no transporte público. “Não tem notícias da licitação, se sai esse ano ainda, como ano passado sairia [...] plano de carreira dos servidores da educação”.

Sugestão

Rodrigo sugeriu que o Demutran forneça melhores condições para os agentes de trânsito, para que eles possam atuar de forma mais efetiva na fiscalização.

“Demutran não tem nem apito. O agente de trânsito não tem um apito para trabalhar. [...] Como que a gente vai cobrar que eles desenvolvam o trabalho? [...] Que essa Casa também destine para o Executivo uma Emenda [...] para poder adquirir viatura, moto, equipamentos e até uniforme”.

O cidadão ainda disse que os agentes de trânsito possuem outros tipos de dificuldade. “Eles me falaram que têm até dificuldade de usar o banheiro. Porque eles usavam um banheiro, [...] mas um cidadão foi autuado e proibiu eles de usarem”.

Pessoa com deficiência

Rodrigo alertou os parlamentares pela denominação correta de pessoas com deficiência. “Quero deixar um alerta para os vereadores dessa Casa, que não é pessoa com problema, é pessoa com deficiência. A pessoa com deficiência fica extremamente ofendida quando vocês, ou qualquer outra pessoa, equipara a deficiência dela como um problema. Problema todos nós temos, mas é pessoa com deficiência”.

Os parlamentares fizeram comentários quanto às sugestões e às pontuações apresentadas por Rodrigo e agradeceram a participação do cidadão.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações: (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 16 de novembro está disponível no canal da Câmara no YouTube.