Tribuna Livre: chefe do Demutran esclarece dúvidas sobre transporte público

por Divisão de Comunicação* — publicado 05/05/2023 18h20, última modificação 05/05/2023 18h19
Vanise disse que o Demutran é responsável por ações do trânsito, e não de transporte, contudo o órgão realiza fiscalizações e, até o momento, não houve nenhuma multa em relação à empresa São Jorge Auto Bus
Tribuna Livre: chefe do Demutran esclarece dúvidas sobre transporte público

Vanise durante a Tribuna Livre do dia 27/04/2023

A Chefe de Mobilidade Urbana do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Vanise Maria Santos Teixeira, utilizou a Tribuna Livre, durante a Reunião Plenária do dia 27, para esclarecer dúvidas sobre o transporte público no município. A participação se deu após a Câmara solicitar a presença dela na sessão para explicações diante dos relatos de problemas no serviço.

Vanise abordou sobre o contrato entre o município de Ponte Nova e a empresa São Jorge Auto Bus, que inicialmente tinha 15 anos de vigência e já se encontra prorrogado por três vezes.

Novo edital

Vanise explicou sobre o atraso do novo edital de concessão do transporte coletivo, causado, segundo ela, em virtude do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o município de Ponte Nova que proíbe a circulação de ônibus em áreas tombadas. “Que é sobre a área do centro histórico, o centro histórico é área de tombamento. [...] O Ministério Público determinou que os ônibus não podem fazer acesso à área [...] da zona de proteção”, disse e acrescentou que o micro-ônibus serão usados para o serviço no local.

Além disso, ela informou que o novo edital prevê alterações na idade média e máxima dos veículos. “Na nova licitação, a gente tem uma das exigências é que a idade média dos ônibus vai ser de sete anos, até sete anos, e a idade máxima, até doze anos. [...] Hoje, a gente tem uma idade média de 14 anos e uma idade máxima de 20”.

Questionamentos

Guto Malta (PT) questionou sobre o processo de fiscalização dos veículos da São Jorge. A diretora explicou que existe uma comissão tarifária, que conta com os vereadores, Emerson Carvalho (PTB) e Zé Roberto Júnior (Rede).

“Mensalmente a gente faz todas as fiscalizações de garagem e a fiscalização de ônibus. [...] O departamento é um departamento de trânsito, ele não é um departamento de transporte”, explica a Diretora.

O vereador Emerson Carvalho (PTB) ainda questionou a diretora sobre de quem seria a responsabilidade de fiscalizar os veículos e as prorrogações do contrato. “O ônibus pode rodar com 12 anos, mas o carro de aplicativo tem que ser 10 anos? Tem algumas incoerências que não dão pra entender”, questionou.

Aninha de Fizica (PSB) disse que em nenhuma gestão o Executivo fiscalizou e multou a empresa de transporte. Ela sugeriu que essa fiscalização acontecesse e que os ônibus em péssimas condições saíssem de circulação.

Dr. Wellerson Mayrink (PSB) salientou que multas pelo atraso aos motoristas são indevidas e por isso o Executivo deve fiscalizar a empresa. “Que a prefeitura então forme uma secretaria do transporte. A secretaria de transporte é o seguinte, vai fiscalizar o ônibus de tudo, se ele tem pneu, se ele não tem pneu, se o freio dele está funcionando, relatório completo do ônibus”, sugere o vereador.

André Pessata (Podemos) criticou as condições dos ônibus. “A São Jorge às vezes tem andado aí de farol queimado, ônibus constantemente estragado”.

A falta de planejamento no horário dos ônibus foi criticada por Fiota (PSDB). “Ontem não teve horário de cinco horas, [...] a sorte que teve o da Serra que era 17h30”. Também cobrou melhores condições dos veículos. “Não estou falando para colocar ônibus zero, de 800 mil, estou falando para colocar ônibus para dar dignidade para a pessoa entrar dentro dele”.

O declínio na qualidade da empresa São Jorge Auto Bus, o relevo de Ponte Nova e a necessidade de fiscalização foram citados por Antônio Carlos Pracatá (MDB). “Eu acho que tem que haver a cobrança, infelizmente, fizeram há pouco tempo aí alguns levantamentos na São Jorge. Cadê o relatório que foi apresentado?”, indaga

Wagner Gomides (PV) apresentou diversos dados, como a porcentagem de cidadãos que utilizam o transporte público. Também sugeriu a criação de uma secretaria de transporte e citou problemas no transporte coletivo em Ponte Nova. “A pressão que os motoristas vivem, ela é muito grande, com condições de trabalho muito precárias”, acrescentou.

Juquinha Santiago (Avante) sugeriu que a empresa São Jorge adote o sistema de fiscalização semelhante ao que é usado por uma viação que faz viagens intermunicipais.

Zé Roberto Jr. (Rede) abordou sobre a legislação que rege o serviço no município. Também cobrou transparência do planejamento do transporte público e sugeriu alternativas para diminuir o déficit do serviço.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 27 de abril está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a reunião plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.