Solicitado estudo técnico sobre interceptores de esgoto na Vila Oliveira

por Divisão de Comunicação* — publicado 12/08/2022 14h18, última modificação 12/08/2022 14h18
O vereador Wagner Gomides (PV) ouviu reclamações de moradores, que estão apreensivos quanto à segurança física de residências e do barranco próximo ao Ribeirão Vau-Açu

A Prefeitura de Ponte Nova terá que responder ao Requerimento nº 175/2022, de autoria do vereador Wagner Gomides (PV), aprovado durante a Reunião Plenária do dia 1º de agosto. Pelo documento, o parlamentar solicita informações sobre a construção de interceptores de esgoto no Bairro Vila Oliveira, próximo ao córrego do Vau-Açu.

Wagner pede que o Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento (DMAES) apresente o estudo técnico que atestou a segurança na realização da obra, assegurando que não haja riscos de deslizamento de barranco, que afetaria as paredes, vigas e demais elementos estruturais das casas, bem como a incolumidade física dos moradores.

O vereador explicou no documento que os moradores do local estão preocupados e acreditam que a obra facilitou para que o barranco, entre o ribeirão e as residências, ficasse suscetível a desmoronamentos e deslocamentos de terra. Ele defende que, se for constatado risco de prejuízo para as moradias, que o DMAES apresente um plano de ações que garantam a segurança e integridade dos imóveis.

Ao defender a aprovação do Requerimento em plenário, Wagner explicou que está atendendo uma solicitação dos moradores, que foram prejudicados pelas últimas chuvas.

“Eu fui procurado por moradores do local, porque eles estão com muito medo do que aconteceu com as últimas chuvas ali na saída de Ponte Nova. O famoso “ranca rabo”, perto ali do “ranca rabo”, a água ela levou quase todo o barranco que dava sustentação aquelas casas. É claro que elas contam com estrutura. [...] A água foi comendo todo o barranco e os canos estão expostos e a estrutura está toda exposta”, contou.

O Requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara, que dá aos vereadores a prerrogativa de, com aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo ou a prestação de informação falsa.

registrado em: ,