Situação da saúde pública no município preocupa vereadora

por Divisão de Comunicação* — publicado 29/03/2023 15h40, última modificação 29/03/2023 15h40
Suellenn Fisioterapeuta (PV) propôs soluções para a sobrecarga do Hospital Arnaldo Gavazza e para o atendimento de pessoas da macro e microrregião
Situação da saúde pública no município preocupa vereadora

Suellenn Fisioterapeuta (PV) durante o uso da Palavra Livre do dia 27/03/2023

A vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV) utilizou a Palavra Livre durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (27) para demonstrar preocupação com a saúde pública em Ponte Nova. Ela elogiou a ampliação do horário de atendimento dos Postos de Saúde da Família (PSFs) e relatou sobrecarga de demanda no Hospital Arnaldo Gavazza.

“Nós temos que pensar a curto, médio e longo prazo. Hoje, Hospital Arnaldo Gavazza, nós temos 26 pacientes internados no pronto socorro. Na terça-feira passada, o pronto socorro do Arnaldo Gavazza foi fechado das 2 horas às 19 horas, porque não tinha maca e nem cadeira para atender mais paciente”, disse.

A preocupação com a falta de médicos foi pontuada pela vereadora. “Os médicos não estão querendo trabalhar. Estão deixando a escala vazia, pela forma, pela estrutura que está hoje no Arnaldo Gavazza. É uma situação crítica, preocupante”.

Reunião entre os municípios

A necessidade de uma organização entre os 22 municípios da macro e microrregião de saúde de Ponte Nova sobre o atendimento aos cidadãos foi sugerida por Suellenn. “Manhuaçu ontem declarou colapso na saúde, então nós temos que ter consciência e tentar, a Prefeitura, reunir com os municípios, reunir com os secretários municipais de saúde, porque também os municípios, os 22 municípios que a gente tem a macro e microrregião pega o paciente deixa no Arnaldo Gavazza”, defendeu a vereadora.

Pediatras para o Sammdu

A designação de pediatras para o Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (Sammdu) foi solicitada pela vereadora juntamente com o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB). “PSF não existe pediatra. Sammdu, não adianta só fazer a ficha e mandar para o Arnaldo Gavazza. Nós temos que ter um plantonista 12 horas”.

Espaço físico

Suellenn ainda enfatizou que o problema atual do Hospital Arnaldo Gavazza é a falta de espaço físico. “Nós não temos um espaço físico para aumentar os leitos de enfermaria. Eu falo com toda convicção, há 15 anos que eu estou lá. Eu entrei o CTI tinha 10 leitos, hoje nós temos 30 leitos de CTI. Há 15 anos atrás, nós tínhamos 120 leitos de enfermaria, passaram 15 anos a gente continua com 120 leitos de enfermaria”.

Indicações

Atendendo ao pedido do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Suellenn solicitou poda das árvores na avenida Afonso Vasconcelos, no bairro Triângulo. “As árvores cresceram mais, eles têm que passar pela outra via, na contramão, estão arranhando os carros e reduzindo a visibilidade”. Ela também pediu o serviço nas proximidades da agência do banco Bradesco.

Suellenn pediu o reparo de buracos nas ruas Miguel Martins Chaves e Barão do Pontal, no bairro Alto da Boa Vista. Ela também solicitou informações sobre a solução do problema na perfuração do poço artesiano em Santa Helena e as formas de fiscalização da qualidade da água no município. “Olha a qualidade da água da máquina de lavar. Olha a qualidade da água pra ela beber e isso com filtro”.

O vídeo da participação da vereadora Suellenn Fisioterapeuta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.