Servidores participam de curso sobre sistema do Senado usado pela Câmara de PN

por Mateus Pires publicado 07/03/2022 18h15, última modificação 07/03/2022 18h15
O curso foi ofertado pelo Interlegis, um serviço do Senado Federal, exclusivamente para os servidores da Câmara de Ponte Nova, que receberam capacitação sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)
Servidores participam de curso sobre sistema do Senado usado pela Câmara de PN

O professor participou por videoconferência, e os servidores acompanharam a capacitação no Plenário João Mayrink | Imagem: Divisão de Comunicação/Câmara de Ponte Nova

Servidores da Câmara de Ponte Nova que lidam diretamente com o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) receberam uma capacitação na última sexta-feira (4). O curso foi ministrado pelo assistente parlamentar do Senado Federal, Adalberto Alves de Oliveira, que participou de forma remota.

Destinado exclusivamente aos servidores do Poder Legislativo pontenovense, o curso ofertou aos participantes orientações específicas sobre o SAPL, sistema disponibilizado gratuitamente pelo Instituto Legislativo Brasileiro (Interlegis) e usado pela Câmara de Ponte Nova para gerenciar o processo legislativo. Foi, também, uma oportunidade para tirar dúvidas sobre a funcionalidade e recursos do sistema.

Na abertura do curso, o professor destacou o bom uso que a Câmara de Ponte Nova faz do SAPL, sendo uma das que mais utilizam o recurso em todo o país e que mantêm o banco de dados organizado.

A capacitação, que durou aproximadamente três horas, foi coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova. Participaram do evento os servidores da Divisão Técnica Legislativa e da Divisão de Gabinete e Relações Institucionais.

A formação havia sido foi solicitada em outubro do ano passado junto ao então Senador Antônio Anastasia, atualmente Ministro do Tribunal de Contas da União, no qual intermediou a oficina junto ao Interlegis.

Nesta segunda-feira (7), o presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos Pracatá (MDB), enviou um ofício de agradecimento ao Diretor-Executivo do Programa Interlegis, Leonardo Augusto de Andrade Barbosa, pela parceria desenvolvida para o curso.

SAPL

O SAPL é uma ferramenta que informatiza o Processo Legislativo, sem custos financeiros para a Câmara. Entre suas principais funções estão a elaboração de proposições, protocolo e tramitação das matérias legislativas, organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações sobre mesa diretora, comissões, parlamentares, ordem do dia, votações e outros.

O SAPL simplifica a atividade do parlamentar e dos servidores, além de colaborar com a transparência da casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos vereadores, acompanhem o processo legislativo e façam pesquisa à legislação municipal.

Interlegis

O Interlegis é um Programa do Senado Federal criado em 1997. É executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, o órgão de capacitação do Senado destinado a difundir o conhecimento produzido no Legislativo.

O objetivo do Interlegis é fortalecer o Poder Legislativo brasileiro por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. Realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.