Serviço de recolhimento de animais de rua é tema na Tribuna Livre

por Divisão de Comunicação* — publicado 14/03/2023 17h05, última modificação 14/03/2023 17h05
Serviço de recolhimento de animais de rua é tema na Tribuna Livre

Ana Paula Monteiro Marinho Barroso

Ana Paula Monteiro Marinho Barroso utilizou a Tribuna Livre durante a Reunião Plenária da última quinta-feira (9) para falar sobre o atendimento a solicitações de recolhimento de animais no município. Ela chamou a atenção para a proximidade do encerramento do contrato com a empresa terceirizada que presta o serviço.

De acordo com ela, é importante que ocorra uma reunião com os ativistas da causa animal e o poder público para discussão do novo contrato. “Que nós possamos ter acesso, com antecedência, deste edital, bem como acompanhar o edital de licitação. Porque tem algumas coisas que precisam em um abrigo canil ou casa de passagem, tanto faz, que os protetores vivem na pele a realidade das ruas”.

A participante questionou um dado obtido em uma reunião do Conselho do Bem-Estar Animal, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Segundo ela, foi informado que o abrigo está com lotação máxima, com 49 animais, contudo o local consegue atender um número maior de animais.

“Eu posso falar porque eu já fui lá várias vezes. Existem muitas baias lá, 49 animais não é superlotação de animais, está aquém do número que cabe lá. Como nós sabemos que o contrato vai se encerrar, pode ser um motivo para que não estejam colocando mais animais”, explica.

Ana Paula apresentou dados que mostram os déficits de recursos para a causa animal e explicou alguns procedimentos realizados pela atual gestão do abrigo.

Por fim, ela pediu atenção e apoio à causa animal. “Que nós possamos ter em pauta que só com empatia a todas as formas de vida a sociedade vai para frente de alguma forma. Por isso que existem tantas injustiças e guerras nesse mundo”, encerrou.

Os parlamentares parabenizaram e agradeceram a Ana Paula e a todos da organização 3 Patas que estavam presentes no Plenário, fizeram considerações sobre o assunto e propuseram uma Audiência Pública para discutir o próximo edital de contratação para a administração do canil municipal.

Os vereadores também disseram que durante a Audiência Pública sobre o bem-estar animal foi esclarecido pelo ex-secretário da Semam, Bruno Oliveira do Carmo, que haveria mudanças que resultariam na melhoria da eficiência do serviço prestado.

A Tribuna Livre é um espaço destinado à população durante a Reunião Plenária. A participação acontece mediante inscrição prévia, via formulário eletrônico. Informações (31) 3819-3250.

O vídeo da Reunião Plenária do dia 9 de março está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.