Sepulturas ainda têm problemas após nove meses danificadas, segundo vereador

por Imprensa — publicado 10/11/2021 18h09, última modificação 10/11/2021 18h09
Guto Malta (PT) lembrou que, em fevereiro, diversas sepulturas do cemitério foram destruídas depois de uma forte chuva. Entretanto, ainda hoje há problemas. “Respeito aos mortos, respeito aos familiares. É o mínimo”, disse
Sepulturas ainda têm problemas após nove meses danificadas, segundo vereador

Guto Malta (PT) durante Reunião Plenária do dia 08/11/2021 | Imagem: reprodução/Câmara de Ponte Nova

O vereador Guto Malta (PT) defendeu a responsabilização dos proprietários de terrenos que promovem o loteamento irregular. A fala ocorreu em referência à situação da comunidade de Massangano, assunto que também foi abordado pela vereadora Aninha de Fizica (PSB), durante a Reunião Plenária dessa segunda-feira (8).

“Nós temos que também apurar a responsabilidade do dono do terreno, do loteamento. Ele tem que ser chamado através de uma ação judicial para arcar também. Acaba que a gente faz essa discussão entre o poder público e moradores, mas o núcleo principal da causa do problema é o empreendedor, que ganha dinheiro e que se furta as suas responsabilidades”, disse.

Guto explicou que assim como a comunidade de Massangano, a região da Usina Santa Helena também é considerada área semiurbana. “A Usina Santa Helena ela não é nem urbana nem rural, senhor presidente. Ela é uma área semiurbana, assim como é o Massangano, assim como são outras comunidades. Estão próximas da cidade, têm características de urbano e têm características do rural e nem por isso elas podem ser tratadas de forma diferenciada”, afirmou.

Ele informou que se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Ariadne Magalhães, para tratar sobre os agentes comunitários de saúde. Guto contou que, em breve, o Poder Executivo irá enviar para a Câmara um Projeto de Lei para a criação de três novas equipes para o Programa de Saúde da Família (PSF).

O parlamentar solicitou patrolamento e cascalhamento da estrada da comunidade de Córrego do Ouro. “Uma intervenção lá no Córrego do Ouro, para poder viabilizar o transporte público”, justificou. Guto também pediu a colocação de container de lixo na avenida Doutor Cristiano de Freitas Castro.

Sobre a situação do cemitério, que teve algumas sepulturas danificadas após uma forte chuva no último mês de fevereiro, Guto cobrou solução e transparência ao Poder Executivo. “Eu pediria ao prefeito, suplicaria ao prefeito, que enquanto o poder concedente, porque ele concede a utilização do cemitério, do serviço funerário, que ele envidasse esforços para trazer para essa casa aqui quais foram os resultados e exigir respeito. Respeito aos mortos, respeito aos familiares. É o mínimo”, disse.

Ao finalizar, o parlamentar avaliou que a exigência de veículos novos, maior oferta de itinerários e a presença do trocador no serviço de transporte público implica no preço mais elevado das tarifas.

O vídeo da participação do vereador Guto Malta na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.