Seis vereadores disputam cargos da Mesa Diretora da Câmara nesta quarta (30)

por Divisão de Comunicação — publicado 29/11/2022 17h26, última modificação 29/11/2022 17h26
Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Zé Osório (PSB) concorrem à presidência, Fiota (PSDB) e Zé Roberto (REDE) disputarão a vice-presidência e Antônio Carlos Pracatá (MDB) e Emerson Carvalho (PTB) desejam ser secretário

A Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2023/2024 será definida nesta quarta-feira (30), durante Reunião Plenária marcada para as 18 horas. O prazo para registro de candidaturas encerrou na segunda-feira (28). Colocaram seus nomes na disputa os vereadores Dr. Wellerson Mayrink (PSB) e Zé Osório (PSB), que concorrem ao cargo de presidente, Fiota (PSDB) e Zé Roberto (REDE), que disputam a vice-presidência, e Antônio Carlos Pracatá (MDB) e Emerson Carvalho (PTB), que pleiteiam o cargo de secretário da Mesa.

A eleição da Mesa Diretora ocorre por votação nominal. O secretário faz a chamada dos vereadores, um a um, na ordem definida por sorteio, estando presente a maioria absoluta dos membros da Câmara (7 vereadores).

Caso nenhum dos candidatos obtenha a maioria absoluta dos votos, será realizada 2ª eleição com os dois mais votados de cada cargo por maioria simples de votos e, persistindo o empate, o candidato mais idoso é declarado eleito. A posse ocorre de forma automática e os eleitos entram em exercício a partir de 1º de janeiro.

A Mesa Diretora é responsável por dirigir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara e seus integrantes são eleitos a cada dois anos dentro de uma legislatura.

A reunião para a eleição da Mesa Diretora é aberta ao público e será transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.