Segurança e infraestrutura da Praça de Palmeiras pautam requerimento à Prefeitura
O requerimento nº 206/2025, de autoria do vereador Wellington Neim (PP), foi aprovado por unanimidade dos presentes na reunião plenária da Câmara Itinerante do último dia 29. O documento solicita à Prefeitura informações acerca de ações de segurança e de infraestrutura para a Praça Cid Martins Soares (Praça de Palmeiras).
O parlamentar indaga ao Executivo sobre quais as medidas de segurança e/ou vigilância atualmente existentes e se há estudo ou projeto para reforço das medidas. Ele também quer saber se existe planejamento para instalação de novas lixeiras, bem como previsão de quantidade e cronograma. Neim ainda pergunta se há previsão de análise técnica para implantação dessas melhorias.
“Precisamos de uma cidade mais limpa, de uma praça mais limpa, mais preparada para poder receber as pessoas, não somente quando as autoridades estão aqui presentes. [...] Sabemos que a Praça de Palmeiras é ineficaz [em relação ao] número de lixeiras que aqui tem. [...] Antes da gente cobrar essa pessoa que ela não pode jogar o papel no chão, nós, enquanto poder municipal, temos que dar condição para que isso não seja feito”, comentou Neim durante a votação do requerimento.
O vereador ainda abordou sobre a segurança da praça: “não tem a segurança devida, tendo em vista que aqui é frequentado por pais, por famílias, por mães as quais estão aqui vulneráveis. E, muitas pessoas, ao invés de sentar no banco, senta na cabeceira do banco, coloca o pé no banco, sujando-o. Muitas pessoas consumindo drogas na Praça de Palmeiras. Muitas pessoas proibindo, então, o fluxo das famílias que de fato são os interessados nessa praça”.
Requerimento
O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.
O vídeo da reunião plenária de 29 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.