Reclamações sobre o Complexo Penitenciário de PN são abordadas pelo vereador Hermano

por Imprensa — publicado 01/12/2020 17h43, última modificação 01/12/2020 17h43
O parlamentar disse que está apurando possível superlotação em um anexo da unidade

Na Palavra Livre da reunião extraordinária dessa segunda-feira (30), o vereador Hermano (PT) relatou que no último fim de semana foi procurado por pessoas que pernoitam no anexo do CPPN (Complexo Penitenciário de Ponte Nova).

Hermano contou que visitou o local, como presidente da CCDH (Comissão de Cidadania e Direitos Humanos), e constatou que os custodiados, cerca de 30 pessoas, estão divididos em duas celas. Cada uma tem capacidade para até 12 indivíduos, de acordo com informações dos próprios detentos.

“Nós já fizemos esse questionamento à direção do complexo em um ofício enviado no dia 5 de novembro, mas não tivemos resposta até hoje. Fizemos o ofício solicitando informação sobre essa possível superlotação no anexo, onde as pessoas que estão cumprindo a medida de dormir – dormem toda a noite e no final de semana elas entram lá no sábado”, explicou.

Hermano disse que no sábado, quando esteve no complexo, os custodiados foram colocados para dentro de forma rápida. “Ou seja, não queriam, claro, que as pessoas se manifestassem. Mas mesmo assim eu consegui colher algumas informações com alguns deles, familiares também me procuraram”.

O vereador destacou que as condições que os custodiados estão passando são preocupantes, principalmente por conta da pandemia, já que se trata de um ambiente de confinamento. “Segundo eles, é um lugar que não garante, por exemplo, higienização com álcool, as situações de higiene são mais precárias”.

O parlamentar informou que vai comunicar, novamente, a Secretaria Estadual competente, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as comissões de Direitos Humanos estadual e federal sobre as reclamações e denúncias que chegaram até ele no último fim de semana.

O vídeo da participação do vereador Hermano na Palavra Livre está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.