Questionamentos sobre conservação de equipamentos de pavimentação pautam requerimento

por Rachel Monteiro publicado 26/11/2025 17h59, última modificação 26/11/2025 17h59
“O equipamento que era [...] para ajudar a cidade a melhorar, inclusive com ruas para serem asfaltadas, está lá no pátio da Prefeitura se deteriorando, ou seja, acabando, se enferrujando”, pontuou Emerson Carvalho (PP)
Questionamentos sobre conservação de equipamentos de pavimentação pautam requerimento

Vereador Emerson Carvalho (PP) na reunião plenária dessa segunda-feira (24)

Os vereadores presentes na reunião plenária dessa segunda-feira (24) aprovaram, por unanimidade, o requerimento de informações nº 194/2025, do vereador Emerson Carvalho (PP). No documento, o parlamentar solicita ao Executivo informações sobre o estado de conservação dos equipamentos usados em serviços de pavimentação asfáltica no município.   

Emerson pede o relatório de conservação dos seguintes equipamentos: vibroacabadora de asfalto Margui; rolo compactador Tandem CC900; e vassoura hidráulica para minicarregadeira. Ele ainda requer informações sobre eventuais defeitos apresentados por cada equipamento e, se houver, quais são (os equipamentos e respectivos defeitos) e há quanto tempo apresentam-se sem condições para uso; e esclarecimento sobre o motivo da falta de manutenção e do possível abandono desses bens públicos.

O vereador também pede a indicação de quem é o responsável pela conservação e acompanhamento desses equipamentos; e a previsão de conserto, recuperação, utilização ou outra destinação. 

Durante a votação do requerimento, Emerson afirmou: “eu estive lá no pátio da Prefeitura, [...] equipamentos se enferrujando, se autodestruindo, [...] sem nenhum cuidado. [...] Sabemos a quantidade de buraco que Ponte Nova tem para ser tampado e o equipamento que era para ser usado, que era para ajudar a cidade a melhorar, inclusive com ruas para serem asfaltadas, está lá no pátio da Prefeitura se deteriorando, ou seja, acabando, se enferrujando. [...] E são os mesmos equipamentos que vão fazer parte do pacotão que o prefeito vai lançar fazendo a venda, fazendo aí o leilão. Equipamentos da nossa Usina de Asfalto que serão leiloados e que, na minha opinião, é um absurdo porque são equipamentos que poderiam ajudar muito a nossa cidade, inclusive o Dmaes com nosso tapa-buracos. [...] Esse requerimento é exatamente para saber a respeito desses equipamentos porque é dinheiro público sendo jogado fora”.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 24 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.

registrado em: ,