Questionamentos sobre climatização de salas de aula da rede municipal pautam requerimento

por Rachel Monteiro publicado 03/12/2025 17h45, última modificação 03/12/2025 18h04
“Uma sala climatizada é boa para o aprendizado do aluno e também para dar condições para os próprios profissionais da educação poderem trabalhar”, disse Guilherme Belmiro (PT)
Questionamentos sobre climatização de salas de aula da rede municipal pautam requerimento

Vereador Guilherme Belmiro (PT) na reunião plenária da Câmara Itinerante do dia 29/11/2025

Foi aprovado, por unanimidade dos presentes na reunião plenária da Câmara Itinerante desse sábado (29), na praça Cid Martins Soares (Praça de Palmeiras), o requerimento de informações nº 197/2025, do vereador Guilherme Belmiro (PT). No documento, ele solicita ao Executivo informações detalhadas sobre a climatização das salas de aula da rede municipal de ensino.  

O parlamentar questiona, no requerimento, quais escolas do município possuem salas de aula climatizadas com ar-condicionado e pede que a Prefeitura detalhe projetos, estudos, licitações ou planejamento em andamento visando à expansão da climatização das salas, caso existam.

Belmiro pontuou, durante a votação do requerimento na reunião: “foi feita uma pesquisa recentemente falando que no Estado de Minas Gerais apenas 17% das escolas possuem ar-condicionado. Uma sala climatizada é boa para o aprendizado do aluno e também para dar condições para os próprios profissionais da educação poderem trabalhar.

Requerimento

O requerimento é um documento previsto no Regimento Interno da Câmara que dá aos vereadores a prerrogativa de, após aprovação do Plenário, solicitar formalmente da Prefeitura informações de interesse público. A Lei Orgânica Municipal estabelece que a Prefeitura deve prestar as informações em até 15 dias, e considera como infração político-administrativa a recusa, o não atendimento no prazo previsto ou a prestação de informação falsa.

O vídeo da reunião plenária de 29 de novembro de 2025 está disponível na página da Câmara no Facebook e no canal no YouTube.